Forma Pará: Unifesspa garante apoio para oferta de cursos em cidades onde não possui campus

• Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 15h33
  • Última atualização em Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 13h02

banco sala de aulaA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) garantiu os recursos e apoio para a execução do Programa Forma Pará. A formalização do Convênio foi publicada no Diário Oficial do Estado, no dia 2 de dezembro 2020, e celebra a atuação conjunta entre a Universidade, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet) e a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

O Convênio nº 004/2020 prevê o apoio técnico e financeiro para que iniciativas voltadas ao ensino, à pesquisa e à extensão sejam realizadas na região Sul e Sudeste do Pará. Neste escopo, o Governo do Estado desempenha o papel de agente financiador e realizador juntamente com a Fadesp, a Instituição de Ensino Superior (IES) participa com a oferta dos cursos propriamente dita e os municípios atuam como destinatários e parceiros na garantia da infraestrutura e manutenção local do Programa.

Na primeira etapa do Forma Pará junto à Unifesspa, em 2019, dois cursos foram ofertados: Engenharia Civil, em Redenção, e Direito, em Mocajuba. Em 2020, a pandemia da COVID-19 atrasou o cronograma, que previa a aplicação da prova no dia 13 de dezembro. Mesmo com a data da prova suspensa, continuam em oferta neste ano sete cursos: Ciências Contábeis, em Bom Jesus do Tocantins (50 vagas); Engenharia Florestal, em Tailândia (50 vagas); Administração, em Abel Figueiredo (50 vagas); Pedagogia, em Itupiranga (50 vagas); Medicina Veterinária, em Piçarra (40 vagas); Psicologia, em Jacundá (35 vagas); Zootecnia, em Ourilândia (40 vagas). Em todos os cursos, há reserva de vagas.

Para o Coordenador Institucional do Forma Pará na Unifesspa, Raimundo Oliveira, o Programa cumpre um papel decisivo na expansão da universidade na região. “Em tempos de retração econômica e de contingenciamento de recursos, principalmente de investimento em educação pública, que afetam nossa capacidade de capilarizarão e nos atinge de maneira profunda, os quase 8,5 milhões em recursos são mais do que bem-vindos. Além de estarmos em cinco cidades com os nossos campi, vamos estar em mais nove municípios, somando a primeira e a segunda etapas”.

Fora dos Institutos, os cursos são ofertados de forma intensiva de modo a combinar as especificidades na formação de cada área e o calendário acadêmico da Universidade. “Isso possibilita maior interiorização da Unifesspa, expandindo, crescendo, fazendo-se presente na região, não apenas com ensino, mas também com pesquisa e extensão. Em cidades que, até então, não tinham possibilidades de receber ensino superior, agora conseguimos chegar”, complementa o coordenador.

Para 2021, a perspectiva é de ampliação do Programa na Unifesspa. “Há projetos e articulações com municípios em andamento, tanto cursos de graduação, quanto de pós-graduação. Estamos prevendo um cenário favorável a partir da mobilização da gestão da Universidade com a Sectet, intensificando nossa atuação da região”, finaliza Raimundo Oliveira.

Cronograma de 2020

A Comissão de Acompanhamento do Processo Seletivo do programa Forma Pará, que oferta 315 vagas na Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), decidiu suspender a aplicação das provas, prevista inicialmente para o dia 13 de dezembro de 2020, sem previsão de nova data. A decisão foi tomada levando em consideração as medidas de prevenção e combate à propagação do novo coronavírus.

Confira aquio comunicado.

Uma nova data de realização das provas deverá obedecer à “situação de emergência no âmbito dos municípios para enfrentamento preventivo das medidas de contenção da transmissão do novo Coronavírus (COVID-19), declarada pela Organização Mundial de Saúde – OMS”.