Teoria do desenvolvimento: Pesquisador da Unifesspa lança livro em evento nacional da Anpocs

• Publicado: Terça, 08 de Dezembro de 2020, 12h23
  • Última atualização em Terça, 08 de Dezembro de 2020, 12h41
  • Acessos: 1915

lançamento livro prf gumiero destaqueOntem (7), foi lançado o livro “Teoria do Desenvolvimento de Celso Furtado: diálogo entre as teses do subdesenvolvimento”, do professor Rafael Gumiero, do curso de Ciências Econômicas (Face/Iedar) e do Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM) da Unifesspa.

O lançamento da obra ocorreu durante a programação do 44º Encontro Anual da Associação Nacional de Programas de Pós-Graduação de Ciências Sociais (ANPOCS). O evento científico congrega pesquisadores nacionais e convidados internacionais, em uma programação que reúne o que de mais expressivo e atual vem sendo produzido nas áreas de antropologia, ciência política e sociologia.

Segundo o autor, o livro é direcionado a estudantes dos cursos de graduação das áreas de Ciências Humanas e de Ciências Sociais Aplicadas, e leitores em geral. A publicação se dedica a contribuir com a interpretação da teoria de Celso Furtado, a partir de uma análise comparativa entre obras de autores estrangeiros, como Walt Rostow, Ragnar Nurkse e Gunnar Myrdal. A publicação é fruto da dissertação de mestrado do professor, na área de Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

Com isso, busca apresentar como a Teoria do Desenvolvimento na periferia capitalista foi formulada por Celso Furtado, a partir da circulação de ideias, influências e ressignificação dos conceitos elaborados pioneiramente nos países do centro capitalista. O livro já está disponível para venda e pode ser adquirido pelo site da Editora Appris ou diretamente com o professor autor do livro. O custo do livro é de R$ 29.

livro gumieroSaiba mais sobre a obra

O livro A Teoria do Desenvolvimento de Celso Furtado: diálogos entre as teses do subdesenvolvimento surgiu da análise da Teoria do Desenvolvimento de Celso Furtado em uma fase do seu pensamento, que sintetizou o compêndio da sua interpretação por intermédio das suas obras produzidas nos anos 1950 a 1967, concomitantemente com a circulação das ideias propaladas no campo científico pelas teses do subdesenvolvimento formuladas no centro capitalista pelos teóricos Walt Rostow, Ragnar Nurkse e Gunnar Myrdal.

O prisma de análise da obra é a comparação teórica das teses dos autores do centro capitalista e apresentar como Celso Furtado, pela influência da recepção dessas interpretações, mais precisamente pela ressignificação dessas teses, formulou uma interpretação original do subdesenvolvimento na periferia capitalista e ampliou a percepção desta temática, originalmente discutido no campo simbólico das Ciências Econômicas para a Ciência Política, ao incorporar novas categorias em sua Teoria do Desenvolvimento.