Tese de professor da Unifesspa ganha prêmio da Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz

• Publicado: Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 19h31
  • Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 21h08

prof jax premiacaoA tese de doutorado do professor Jax Nildo Aragão Pinto, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), ganhou o Prêmio Saúde Pública de Tese, concedido pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Osvaldo Cruz (Ensp/Fiocruz). Esta é a primeira edição do prêmio, que busca reconhecer os melhores trabalhos do Programa Nacional de Saúde Pública.

A solenidade de premiação ocorreu na tarde desta segunda-feira (7), durante a Plenária virtual de Doutores da Pós-Graduação em Saúde Pública. Intitulada “Saúde Pública Acesso à terra, condições de vida e saúde no meio rural amazônico: estudo de caso no Assentamento Palmares II”, a tese premiada foi defendida em julho deste ano, com orientação do Prof. Dr. Marcelo Firpo.

Além do reconhecimento da qualidade e relevância de sua pesquisa, o professor também foi premiado com o valor de R$ 5 mil. Os recursos deverão ser utilizados em ações para divulgação do trabalho vencedor. Também foram premiados o orientador da pesquisa e outras duas alunas do Programa, Suelen Oliveira (2º lugar) e Lorena Ferreira (3º lugar).

“Esse prêmio representa muito. Como pesquisador, ele abre possibilidade de contribuições e diálogos importantes no meio rural Amazônico, discutindo a questão da saúde pública. Além disso, um dos artigos da minha tese possibilita um diálogo importante entre comunicação e saúde”, afirma o professor Jax Pinto.

Ainda segundo o pesquisador, o trabalho premiado reafirma sua atuação histórica de comprometimento com os trabalhadores da terra. “Trabalhei muito tempo na Comissão Pastoral da Terra (CPT) e minhas produções acadêmicas têm muito a ver com contribuições relativas à questão da terra, especialmente a participação dos camponeses na Amazônia”, diz.

Em sua fala, Marcelo Firpo ressaltou a complexidade do tema escolhido pelo prof. Jax Pinto, que aborda a reforma agrária, território e a transformação de uma região que envolve indígenas, quilombolas e camponeses. Firpo destacou, ainda, a necessidade da formação de uma rede de professores e pesquisadores da região amazônica, no campo da Saúde Coletiva, e a produção de trabalhos acadêmicos de qualidade junto aos movimentos sociais.

prof jax premiacao2Sobre a tese

O objetivo da pesquisa foi compreender em que medida o acesso a terra tem possibilitado melhorias nas condições de vida e saúde de famílias migrantes sem terra do meio rural amazônico, tendo como referência o Assentamento Palmares II, localizado no sudeste Paraense.

De acordo com a pesquisa, o Assentamento representa, desde o início dos anos 1990, com a espacialização do MST no sudeste paraense, o epicentro das ações do Movimento, sendo uma das expressões organizativa das ações do campesinato na fronteira amazônica. Como resultado e estrutura da tese foram produzidos quatro artigos que problematizam e analisam o objeto de estudo proposto.

O primeiro deles discute as condições de vida e a promoção emancipatória da saúde, a partir dos referenciais sobre a luta pelo acesso à terra no sudeste paraense. O segundo artigo reflete sobre as transformações nas condições de vida e saúde das famílias assentadas na Palmares II.

Já o terceiro artigo aborda a correlação entre o garimpo de Serra Pelada e o acesso à terra, marcada pelo conflito, violência e precárias condições de vida e saúde. Por fim, o quarto artigo problematiza a importância da comunicação dialógica e os veículos de comunicação alternativos como potência colaborativa das lutas sociais camponesas para a construção de melhores condições de vida.

Com isso, a tese produziu evidências que indicam que as alterações nas condições de vida e saúde são possíveis quando sujeitos sociais se juntam em processos de mobilização, articulação e luta para atingir objetivos comuns, meio a diversidade de relações e trocas de saberes.