Prefeita eleita de Eldorado dos Carajás visita Unifesspa para dialogar sobre a presença da universidade no município

• Publicado: Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 17h26
  • Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 17h40

Prefeita Eldorado 2A Universidade Federal do Saul e Sudeste do Pará (Unifesspa) recebeu, no dia 2 de dezembro, a prefeita eleita do município de Eldorado dos Carajás, Iara Braga (PSD). O reitor, prof. Dr. Francisco Costa, reuniu-se com a nova gestora da cidade, além de representantes da equipe de transição e da área da educação para discutir as condições e possibilidades da presença da Unifesspa no município.

A principal pauta da audiência foi a viabilidade administrativa, orçamentária e de pessoal para a oferta de cursos presenciais da Unifesspa em Eldorado dos Carajás. A demanda pela formação em nível superior deve atender aos jovens do município, que emigram para outras cidades em busca de formação profissional.

O programa Forma Pará, que oferece cursos de graduação de forma intensiva e intervalar, por meio da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Pará (SECTECT), foi apresentado pelo coordenador institucional do Programa na Unifesspa, Raimundo Oliveira. Também foram apresentados os quadros atuais da universidade, em termos de pessoal e orçamento.

Para Iara Braga, a possibilidade de ter a Unifesspa em Eldorado dos Carajás responde a um anseio antigo da população. “Hoje o município tem um histórico de 29 anos e hoje, o jovem termina o Ensino Médio e necessita de formação de nível superior. Dando condições de estudo e de qualidade para a população, a gente sabe que a qualidade de vida melhora. Precisamos que a mão-de-obra qualificada em nosso município seja a da população local que já tem espaço no município”, afirma a nova gestora.

Eldorado dos Carajás é formado por cerca de 25 assentamentos, além de acampamentos de trabalhadores rurais. “São cerca de 5 mil famílias que precisam ter formação para fazer o bom aproveitamento da área em que vivem e produzem. A agricultura familiar é uma grande vocação. Além disso, estamos na área de influência mineral e isso abre outras oportunidades também. Queremos aproveitar todo nosso potencial”, complementa Iara Braga.

Prefeita Eldorado 4Para o reitor da Unifesspa, enquanto houver possibilidades de articulação, manutenção e crescimento da universidade, a tendência é que a instituição ganhe em abrangência na região sul e sudeste do Pará, contribuindo para a melhoria da vida na região. “Por meio da educação, somos capazes de transformar as realidades e oferecer uma vida melhor à população. Precisamos, cada vez mais, de alianças e parcerias para construir as condições de nossa expansão. Nesse sentido, a partir da iniciativa da prefeitura de Eldorado dos Carajás, e de qualquer outro município que nos procure, nos colocamos à disposição para dialogarmos sobre a nossa presença nessas cidades”, conclui Francisco Costa.