Primeira obra na língua Xikrín do Cateté será lançada no dia 9 de dezembro, em Parauapebas

• Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 18h20
  • Última atualização em Sexta, 04 de Dezembro de 2020, 16h55
  • Acessos: 2077

Lançamento LivroNo dia 9 de dezembro, ocorrerá, na Câmara Municipal de Parauapebas, às 17h, o lançamento do livro "Xikrín do Cateté Nhõ Pi'ôk Mari Mokrai Kadjy na jã". A obra é fruto do projeto de extensão “Formação de professores, planificação e promoção do status da língua Xikrín no domínio escolar”, coordenado pelo professor Lucivaldo Costa, da Faculdade de Educação do Campo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

O projeto foi executado ao logo do ano de 2018, com o financiamento de bolsa pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex). É o primeiro material elaborado na língua Xikrín do Cateté, destinado a auxiliar os professores indígenas na alfabetização e no letramento dos estudantes das escolas das aldeias Xikrín do Cateté.

“Pretendemos com este material levar o aluno a desenvolver a prática de oralidade e escrita em sua língua nativa. Para além disso, pretendemos dar visibilidade à língua e à cultura Xikrín do Cateté no domínio escolar, que, infelizmente, tem sido quase que esquecidas nesse espaço, impregnado pela língua portuguesa, embora os Xikrín  sejam todos falantes plenos de sua língua nativa”, afirmam os organizadores da obra na apresentação.

A organização do livro e o lançamento contam com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Parauapebas.