Diálogo com setores produtivos pode auxiliar na expansão universitária

• Publicado: Segunda, 05 de Outubro de 2020, 15h51
  • Última atualização em Quarta, 07 de Outubro de 2020, 10h44

reuniao reitor acimNa manhã desta segunda-feira (5), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), representada pelo reitor Francisco Ribeiro, esteve presente em uma reunião aberta com integrantes da indústria e do comércio da região e com uma das representações do Pará no Legislativo nacional, o deputado Joaquim Passarinho (PSD).

Uma das principais pautas do encontro foi o fortalecimento da educação superior no suprimento de mão de obra qualificada em diversos setores da economia regional e nacional.

Para o prof. Dr. Francisco Ribeiro, a Unifesspa ocupa um lugar estratégico nesse debate. "A abrangência da universidade nos seus cinco campi é uma de nossas potencialidades. Mas, para conseguirmos conquistar sucesso e crescer para atender às demandas, precisamos garantir boas estruturas e a contratação de pessoal docente e técnico, inclusive aqueles que ainda precisam ser incluídos desde a criação da universidade", afirmou o reitor.

A vice-presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), Cláudia Felipe, reforçou o papel da universidade na formação de profissionais em áreas decisivas da economia. "Já temos os cursos de Medicina Veterinária e Zootecnia, no campus de Xinguara, e outros aqui em Marabá, como Geologia e as Engenharias, que podem atender aos setores do agronegócio e da mineração, por exemplo. São setores importantes". Felipe também reforçou a necessidade de o estado do Pará deixar de ser apenas um corredor de negócios e passar a ser majoritariamente produtor.

O deputado federal, Joaquim Passarinho (PSD), afirmou que "a Unifesspa contribui para que esta região do estado seja um polo de conhecimento. Muito se avançou, mas temos possibilidades de crescer mais". Para o parlamentar, a interlocução entre a universidade e os demais setores da sociedade, como o setor produtivo e outros entes de governo, é fundamental.

O reitor da Unifesspa finalizou sua participação destacando que a instituição está de portas abertas ao diálogo e que seguirá firme no seu papel na melhoria da qualidade de vida da população da região. "O ensino superior garante não apenas a mão de obra qualificada em si, mas também condições dignas de vida a quem conquista um diploma. Para a pessoa, para sua família, para sua comunidade, para a região. Assim, seguiremos com esse compromisso de ser um vetor de desenvolvimento regional", finalizou o professor Francisco Ribeiro.