Unifesspa e UFRRJ lançam manual com orientações sobre acessibilidade de pessoas com deficiência no ensino superior

• Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2020, 00h13
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 10h46

orientacoes acessibilidadeEm colaboração, pesquisadores da Universidade do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) lançaram um manual com orientações sobre acessibilidade de pessoas com deficiência no ensino superior.

Com 89 páginas, a publicação objetiva oferecer orientações sobre o processo educacional (presencial e online) e a acessibilidade curricular e tecnológica para pessoas com altas habilidades/superdotação, deficiência intelectual, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, surdez, transtorno do espectro autista, deficiência física, múltipla e surdocegueira.

O manual também sistematiza apoios e suportes que podem ser propostos e oferecidos a estes estudantes para garantir a sua participação nas atividades acadêmico-científicas e culturais da vida universitária.

O material foi produzido pelo Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE), vinculado ao Centro de Inovação Tecnológica e Educação Inclusiva (CITEI) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Núcleo de Acessibilidade e Inclusão Acadêmica (Naia/Unifesspa) e Grupo de Pesquisa “Contextos de Formação Políticas e Práticas em Educação Inclusiva” (Unifesspa). Na Unifesspa, os trabalhos foram coordenados pela professora Dra. Lúcelia Cavalcante e na UFRRJ pela professa Dra. Márcia Denise Pletsch.

Clique aqui para baixar.