Professores do Instituto de Engenharia do Araguaia lançam livro em parceria com pesquisadores do IFMT

• Publicado: Sexta, 11 de Setembro de 2020, 15h01
  • Última atualização em Segunda, 14 de Setembro de 2020, 09h45

destaque-No último dia 5, durante a abertura da 4ª Mostra de Trabalhos dos cursos de especialização do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa, ocorreu o lançamento do e-book “Educação em Ciências e Matemática: Múltiplos olhares e vivências”.

O trabalho é fruto da parceria entre docentes do IFMT e do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA/Unifesspa), além de discentes de ambas as Instituições. Pelo IFMT, participaram os professores: Dr. Marcelo Leão, Dra. Ana Claudia Tasinaffo, Dr. Pedro Martins, Dr. Edimarcio Rocha, Dra. Adriane Barth. Já pelo IEA, colaboraram os docentes: Dra. Cecilia Castro, Dra. Cristiane Johann, Dr. Dilson Evangelista, Dr. Manolo Heredia, Dra. Maria Elizabete Kochhann, Dr. Reinaldo Feio Lima.

Um dos autores da obra, o professor Dr. Marcelo Franco Leão falou sobre o processo de elaboração do e-book. “Essa publicação surgiu após o grupo de doutores ter submetido, em 2019, uma proposta para ofertar, em Associação Ampla (IFMT/Unifesspa), um Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática. Para ampliar a experiência em orientações e na produção técnica, foi elaborado esse e-book que reúne pesquisas desenvolvidas por acadêmicos das instituições, as quais foram orientadas pelos docentes da proposta”, diz.

CapturarSegundo o docente, os textos abordam aspectos que envolvem o Ensino de Ciências e Matemática na região. “O e-book mostra que é possível desenvolver pesquisas e formação de professores nessa região, mesmo distante dos grandes centros formadores. Também reforça o papel de protagonistas dessas duas Instituições de Ensino Superior para o desenvolvimento regional, o que perpassa pela educação”.

Na oportunidade, o professor Dr. Reinaldo Feio Lima ressaltou a importância das pesquisas desenvolvidas e da continuidade das mesmas para consolidação dos estudos na área da matemática. “Embora já tenhamos avançado na consolidação do campo de estudo da Educação em Ciências e Matemática, ressaltamos que temos um caminho árduo na busca por alternativas metodológicas que provoquem a melhoria da qualidade dos processos de ensino e de aprendizagem e na prática formativa de professores que ensinam Matemática”, frisou.

O pesquisador faz um convite ao público para a leitura do material. “Convidamos os leitores para refletir sobre os textos que compõem o livro, que reafirma a parceria entre docentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT) - Campus Confresa e da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Campus de Santana do Araguaia”.