Lançado edital do programa "Conecta Unifesspa" para fornecimento de pacotes de internet a alunos de baixa renda inscritos no PLE

• Publicado: Segunda, 24 de Agosto de 2020, 23h10
  • Última atualização em Segunda, 07 de Setembro de 2020, 21h03

banner site prog conectarFoi divulgado, na última segunda-feira (24) o edital do programa “Conecta Unifesspa”, voltado à concessão de auxílio inclusão digital na modalidade serviços de internet (pacote de dados móveis). Os auxílios são destinados aos estudantes de graduação e pós-graduação da Unifesspa matriculados no Período Letivo Emergencial (PLE), para o desenvolvimento e continuidade das atividades acadêmicas remotas.

Serão ofertados planos de dados móveis 3G/4G, por um período inicial de seis meses, por meio de chip de telefonia móvel que será cedido ao estudante. A Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (PROEX/Unifesspa) realizará o cadastro para disponibilização do auxílio, conforme diretrizes a serem apresentadas pelo Ministério da Educação (MEC).

As inscrições serão realizadas, exclusivamente, via internet, na plataforma conecta.unifesspa.edu.br, no período 01/09/2020 a 11/09/2020. Para se inscrever, o discente deverá acessar a plataforma informada, inserir o login e senha utilizados para acesso ao Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) e preencher o formulário de inscrição disponível.

De acordo com o Edital, poderá concorrer ao auxílio inclusão digital o estudante que atender, cumulativamente, aos seguintes requisitos:

• Ser estudante da Unifesspa, cursando graduação ou pós-graduação presencial, regularmente matriculado no Período Letivo Emergencial (PLE);
  • Não possuir acesso à internet em seu domicílio familiar ou possuir internet em condições insuficientes à realização das atividades acadêmicas;
  • Não estar em situação de trancamento, mobilidade ou afastamento especial;
  • Possuir renda familiar per capita de até 1 salário mínimo e meio e/ou ser oriundo de escola pública.

O critério primário de classificação será a categorias socioeconômica ao qual o discente se enquadra: de 0 a ½ (zero a meio) salários mínimos, de ½ a 1 (meio a um) salários mínimos e de 1 a 1 e ½ (um a um e meio) salários mínimos, respectivamente. Ainda de acordo com o edital, caso haja demanda superior à oferta, a distribuição do auxílio será efetuada de acordo com o quadro abaixo, com base no quantitativo de benefícios que será informado pelo MEC.

Segundo informações da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), entidade vinculada ao MEC e que coordena as ações de conectividade para as universidades, os pacotes de dados irão variar de 5 a 40 GB/ mês. Os estudantes devem acompanhar andamento do cronograma do PLE, em especial o prazo para matrículas nas disciplinas, que vai de 7 e 11 de setembro de 2020, pelo SIGAA.