Unifesspa oferta vagas para a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva

• Publicado: Terça, 18 de Agosto de 2020, 22h21
  • Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 21h28

profei unifesspaComeçam hoje (18) as inscrições para a primeira turma do Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (Profei). A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) é a única instituição federal da Região Norte que integra a rede do Profei e vai ofertar 12 vagas para o Campus Marabá. Confira o edital aqui

O Profei é um curso semipresencial, com oferta simultânea nacional e internacional, no âmbito do Sistema da Universidade Aberta do Brasil (UAB), conduzindo ao título de Mestre em Educação Inclusiva. Tem como objetivo central desenvolver processo formativo profissional que permita buscar meios para efetivar uma sociedade inclusiva.

“Como temos um cenário de expressiva demanda por formação em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu na região, o PROFEI é uma realização histórica para colaborar com o atendimento a estas demandas da formação de professoras e professores do sistema público de ensino”, destaca a coordenadora do programa na Unifesspa, prof. Dra. Lucélia Cavalcante.

A professora ressalta, ainda, a transversalidade do programa de mestrado, composto por linhas de pesquisa que abrangem políticas, práticas e inovação tecnológica para a efetividade da inclusão escolar de alunos público alvo da educação especial. “Ter um Programa em Rede nesta área, ganha importância significativa e trará grandes impactos em nosso contexto Amazônico é o que esperamos como instituição pública”, diz.

Inscrições

De acordo com o edital, as inscrições para o Exame Nacional de Acesso ao Curso de Mestrado em Educação Inclusiva serão realizadas, exclusivamente, pelo site: https://seletivoprofei.uemanet.net, até o dia 4 de setembro de 2020, das 8h30min às 23h:59min (horário de Brasília). A taxa de inscrição é de R$ 100.

Poderão inscrever-se professores em efetivo exercício na Educação Básica das Redes Públicas de ensino. Os candidatos devem observar a documentação necessária para efetuar a inscrição, conforme o especificado em edital.

Por conta da pandemia, o processo seletivo será realizado totalmente à distância e por videochamada (online), abrangendo duas etapas: 1ª) Análise da Carta de Intenções; do Projeto de Pesquisa e do Currículo; 2ª) Arguição virtual da Carta de Intenções e do projeto de pesquisa.

O PROFEI tem como área de concentração a “Educação Inclusiva”, com três linhas de pesquisa: I - Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; II – Inovação Tecnológica e Tecnologia Assistiva; III - Práticas e Processos Formativos de Educadores para a Educação Inclusiva.

As aulas poderão ser ministradas à distância ou presencialmente, conforme estabelecido pelas Instituições. A duração máxima do curso de Mestrado em Educação é de 24 meses, com 32 créditos a serem cumpridos.

Conheça o programa

O Mestrado Profissional em Educação Inclusiva em Rede Nacional (PROFEI) é um programa de pós-graduação stricto sensu em Educação Inclusiva, reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) do Ministério da Educação. O programa é constituído por uma Rede Nacional de Instituições: UNESP, UEMA, UNEMAT, UDESC, UNIFESSPA, UEM, UNESPAR e UEPG.

O programa objetiva oferecer formação continuada para professores em efetivo exercício na Rede Pública de Ensino da Educação Básica para que aprimorem seu repertório de conhecimentos e saberes, podendo promover o desenvolvimento em contextos educacionais, garantindo uma educação inclusiva, com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade da educação no País.

Mais informações podem ser obtidas na página do PROFEI/Unifesspa.