Após amplo debate com a comunidade, Consepe retoma discussão sobre Período Letivo Emergencial

• Publicado: Segunda, 10 de Agosto de 2020, 11h20
  • Última atualização em Quinta, 20 de Agosto de 2020, 10h19

bloco central unidade 3O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realiza, nesta terça-feira (11), reunião extraordinária para dar continuidade ao debate sobre a proposta de Período Letivo Emergencial (PLE). A reunião ocorrerá de forma on-line, pela plataforma RNP, e terá inicio às 9h.

Após amplo diálogo com a comunidade universitária, que envolveu diversas reuniões nas Unidades Acadêmicas, colaborações recebidas pela plataforma “Participa.Unifesspa” e encontro aberto com estudantes, técnicos e professores, o Consepe vai apreciar a quinta versão da proposta do PLE.

A primeira versão da minuta foi apresentada pelo Grupo de Trabalho (GT) “Regime Especial de Ensino em Tempo de Pandemia”, em 30 de junho. Posteriormente, após proposições promovidas por debates nas congregações dos Institutos, foi gerada uma segunda versão da proposta. Uma nova formatação no texto ocorreu a partir de discussões no GT de Ensino e nas congregações. Esta versão foi disponibilizada para contribuições na plataforma Participa.Uinfesspa, entre os dias 17 a 27 de julho.

Após 10 dias no Participa, a terceira versão da proposta ora apresentada, foi reformulada a partir dos quase 200 comentários recebidos, resultando na quarta versão da Minuta. Esta foi discutida no GT e apresentada em debate ampliado realizado por videoconferência, no dia 30 de julho, com a participação de mais 700 membros da comunidade universitária.

A pedido da Comunidade Acadêmica, o GT considerou a necessidade de retorno da proposta aos Institutos, para uma nova apreciação e debate, que ocorreu no período de 31 de julho a 6 de agosto. Na última reunião do GT, realizada no dia 07 de agosto, foram compiladas as proposições apresentadas pelos Diretores após reuniões de congregação, resultando na quinta versão da Minuta, que será submetida à apreciação e votação pelo Consepe.

Histórico

Em razão da pandemia do novo coronavírus, desde 19 de março, as atividades e eventos acadêmicos presenciais estão suspensos na Unifesspa. Em abril, o Conselho Superior (Consun) da Unifesspa votou pela suspensão, por tempo indeterminado, do calendário acadêmico 2020.

Desde então, diversas ações e frentes de trabalhos estão sendo adotadas para organizar o futuro retorno às atividades, a exemplo da criação de grupos de trabalho (GTs) para que, em amplo debate, seja possível construir uma nova rotina acadêmica.

A Unifesspa estuda alternativas para diminuir os impactos causados pela suspensão das aulas presencias, com foco especial nos alunos em situação de mais vulnerabilidade e os que estão próximos a concluir a graduação. A adoção de atividades remotas emergenciais, por tempo limitado, está sendo amplamente debatida com a comunidade.

Em paralelo, a Instituição trabalha para garantir a inclusão tecnológica dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a exemplo do fornecimento de internet gratuita, em caso de realização de aulas remotas durante o período de pandemia.