#ComCiência: Unifesspa estreia coluna semanal no jornal impresso "Correio de Carajás"

• Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 21h13
  • Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2020, 10h20

coluna jornal correioLevar a ciência para mais próximo da sociedade. É com esse objeto que a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), numa parceria com o Jornal Correio de Carajás, terá uma coluna semanal para publicação de artigos científicos de pesquisadores da Instituição no jornal impresso.

O lançamento oficial desse novo espaço ocorreu durante live realizada pelo Facebook do Jornal Correio de Carajás, na tarde desta sexta-feira (7), sendo apresentada pelo diretor e editor chefe do jornal Correio, Patrick Roberto. A live contou com a participação da Assessora de Comunicação da Unifesspa, a jornalista Laena Antunes, que detalhou os objetivos do projeto.

Publicada nas edições de sábado, a coluna “#ComCiência” trará análises e reflexões de pesquisadores da Unifesspa sobre fatos do cotidiano, numa linguagem simples e acessível. Na fase piloto do projeto, foram publicados três artigos que trouxeram abordagens sobre os impactos econômicos, desmatamento e um retrato da Amazônia em tempos de pandemia.

O artigo que será publicado neste sábado (8), terá como tema o “Decreto ‘Conta-Covid’ e energia: qual será preço?”. O autor do artigo é o prof. Andrey Martin, docente do campus da Unifesspa em Xinguara.  A publicação da coluna no jornal nasceu a partir do projeto “Painel de Reflexão em tempos de crise”, criado no âmbito de ações da Unifesspa no combate à pandemia.  O Painel teve início em abril e, desde então, recebe contribuições científicas de pesquisadores das diversas áreas do saber. Buscando ainda maior proximidade com o público, em maio, o Painel deu início à realização de lives pelo Instagram, a fim de debater com a comunidade os temas dos artigos.

Ao detalhar a trajetória do projeto, Laena Antunes pontuou o engajamento da universidade na busca pelas respostas que a sociedade precisa. Frisou, ainda, que mesmo com a suspensão das atividades presenciais da Instituição, desde 19 de março, a Unifesspa não parou. Por fim, a jornalista falou sobre o quê os leitores podem esperar da coluna.

“A comunidade, o leitor que assina o jornal, terá acesso a várias reflexões, olhares, ângulos da ciência, de todas as áreas do conhecimento, a partir dos nossos pesquisadores. Há muito a ser dito e valiosas contribuições vêm por aí”, disse. Laena também destacou que espaço está aberto para que mais pesquisadores da Unifesspa possam integrar o quadro de publicações do painel e da coluna #ComCiência.

Ainda durante a live, Patrick Roberto destacou que os textos que estão sendo publicados avaliam e traçam paralelo muito firme sobre o atual contexto social, em uma linguagem acessível ao público. “Parabenizo os pesquisadores pelos textos, que trazem muitas informações, com caráter técnico e acessível, cujo teor agrega muito ao trabalho do Jornal Coreio. Com certeza, a participação dos pesquisadores da Unifesspa é um elemento a mais para fortalecer a circulação do jornal e uma honra para nós”, disse.

Destaque LançamentoColunaComCienciaok