Com novas contribuições da comunidade universitária, Minuta do Período Letivo Emergencial é encaminhada para apreciação do Consepe

• Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 21h04
  • Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2020, 11h32

gt reuniao ensino remotoNa manhã desta sexta-feira (7), o Grupo de Trabalho (GT) “Regime Especial de Ensino em Tempo de Pandemia”, coordenado pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg) da Unifesspa, se reuniu para sistematizar as contribuições e editar a quinta versão da Minuta que dispõe sobre a oferta do Período Letivo Emergencial (PLE).

Após a reunião aberta, que contou com participação de mais 700 membros da comunidade universitária, foram recebidos mais de 90 comentários sugerindo alterações no texto, o que resultou na modificação de oito artigos da Minuta.

Entre as alterações, está a ampliação das possibilidades de composição da carga horária dos professores, no Plano Individual de Trabalho (PIT); a inclusão da alternativa para o docente suspender a turma, a qualquer momento, em razão de quaisquer condições adversas no decorrer da oferta que inviabilizam as atividades planejadas; além de acréscimos na salvaguarda, para alunos e professores, sobre direitos morais, patrimoniais e de imagem. O cronograma da proposta, com os prazos e etapas do período emergencial, também sofreu mudança.

Com isso, o Grupo de Trabalho finalizou a quinta versão da Minuta que será encaminhada para apreciação no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe), em reunião extraordinária, que deverá ser realizada na próxima semana.

Como encaminhamento da reunião aberta com a comunidade, realizada no último dia 30 de julho, O GT apresentou aos diretores de unidades acadêmicas a devolutiva sobre as contribuições à proposta, recebidas tanto pela plataforma Participa.Unifesspa, quanto por e-mail.

Histórico

O GT foi criado em maio e, em 30 de junho, apresentou a primeira proposta. Em seguida, após debates e indicações, uma segunda versão, contemplando as indicações da comunidade, gerando uma terceira versão disponibilizada no Participa Unifesspa. Após 10 dias no Participa, a terceira versão da proposta ora apresentada, foi reformulada a partir dos quase 200 comentários recebidos da comunidade acadêmica, resultando numa quarta versão, discutida no GT e apresentada em debate ampliado realizado por videoconferência no dia 30 de julho, às 19h.

A pedido da Comunidade Acadêmica, o GT considerou a necessidade de retorno aos Institutos para uma nova apreciação e debate da quarta versão proposta, no período de 31 de julho a 6 de agosto. Na última reunião do GT, realizada no dia 07 de agosto, a quinta versão, apresentada em Ofício, é a versão final a ser apreciada pelo Conselho.

gt ensino remoto