Em cerimônia virtual, Unifesspa forma novos profissionais das ciências humanas

• Publicado: Sexta, 07 de Agosto de 2020, 12h02
  • Última atualização em Segunda, 10 de Agosto de 2020, 10h22

destaque colacao ichNa última terça-feira (4), foi realizada cerimônia de colação de grau coletiva dos formandos de cursos do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). Por conta da suspensão das atividades presenciais, a solenidade ocorreu de forma virtual e foi presidida pelo reitor da Unifesspa, prof. Dr. Maurílio Monteiro.

Receberam a outorga de grau discentes dos cursos de Licenciatura em Educação do Campo, Licenciatura em Ciências Sociais, Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais, Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura e Bacharelado em Geografia.

A Diretora Adjunta do ICH, profa. Dra. Ana Clédina Gomes, fez discurso sobre os desafios dos novos profissionais ao concluírem a graduação nesse período de grandes incertezas. Ressaltou, ainda, que os formandos alcançaram conhecimentos específicos em áreas que são importantes para continuidade de vida, no mundo que está se reconfigurando atualmente.

“Vocês são educadores que podem compreender, de maneira mais ampla, as realidades do campo. São pedagogos, cientistas sociais, geógrafos e educadores (as) que vão formar novos sujeitos para o desempenho de seus papéis em uma sociedade que precisa restabelecer o respeito e valorização da vida de todas as pessoas”, afirmou  Ana Clédina.

reitor colacao ichEm seu pronunciamento, o reitor da Unifesspa falou da emoção que sente ao participar das formaturas e sobre os grandes desafios que pandemia impõe para a educação. “As consequências dessa pandemia serão significativas e nós das ciências humanas teremos que ter a capacidade, como cientistas e como professores, de entendermos quais são as nossas tarefas no sentido de continuar ensinando, sobretudo, para aqueles que mais precisam”, disse Monteiro.

Também participaram da solenidade a coordenadora do curso de Educação do Campo e paraninfa da turma de Licenciatura em Educação do Campo, profa. Dra. Maria Neuza Oliveira; o coordenador do curso de Ciências Sociais e paraninfo das turmas de Ciências Sociais, prof. Dr. Fabiano Bechelany; a coordenadora do curso de Pedagogia, profa. Dra. Terezinha Cavalcante; o coordenador do curso de Geografia e paraninfo da turma de Licenciatura e Bacharelado em Geografia, prof. Dr. Robson dos Santos; a profa. Dra. Lucélia Cavalcante, paraninfa da turma de Pedagogia.

Concluintes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo:

Dorianne dos Santos Feitosa

Ezequias Nazareno de Lima

Glaucia Helena Vieira da Silva

Katia Pinheiro Quaresma

Reginaldo Oliveira e Silva

Sildilene Silva Cardoso

Concluintes do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais:

Bruno Andrade Teixeira

Wilson Wagner da Costa Souza

Concluinte do Curso de Licenciatura e Bacharelado em Ciências Sociais:

Mayara do Socorro Leal Paiva