Docentes da Unifesspa recebem capacitação da UFRN para ensino emergencial remoto

• Publicado: Sexta, 24 de Julho de 2020, 18h43
  • Última atualização em Sexta, 24 de Julho de 2020, 20h55

formação ufrnO curso de capacitação docente “Ensino Remoto Emergencial: proposições didático-pedagógicas para a ação docente” foi elaborado e será realizado no período de 5 a 31 de agosto, sob a responsabilidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Exclusivo aos professores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), as inscrição serão realizadas pelo Sigrh, no período de 27 de julho a 3 de agosto.

Vinculado ao programa #UnifesspaOnline, o curso trata sobre o ensino remoto emergencial que apresenta-se como uma alternativa para as universidades ofertarem componentes curriculares, já que a pandemia do coronavírus impôs o distanciamento físico entre as pessoas como estratégia para reduzir a difusão do vírus na sociedade.

O ensino remoto pressupõe o domínio de ações didático-pedagógicas e de manuseio de plataformas educacionais/ambientes virtuais que, articuladamente, reverberam na prática do professor. Por isso, o curso tem como objetivo geral contribuir para a aquisição e/ou aprimoramento de competências e habilidades para a atuação docente na perspectiva do ensino remoto.

São objetivos específicos apresentar um itinerário para a construção do design visando a oferta de conteúdo educacional no ensino remoto; propor orientações básicas para elaboração do plano de aula em situação emergencial, no formato de ensino remoto e apresentar orientações para aplicação de metodologias ativas, nas diferentes áreas de conhecimento, como estratégias de aprendizagem para engajamento de alunos no ensino remoto.

A organização didática compreende três módulos temáticos, que serão ofertados no período de 05 a 07 de agosto de 2020, de 15h às 17h, no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVAPROGESP, da UFRN, utilizando um tema exclusivo (Moodle Mandacaru). Em cada módulo, o cursista encontrará o material didático básico (conforme referências bibliográficas) e o fórum de discussão, que se destina a viabilizar a interação com os professores e o tutor na perspectiva de sanar dúvidas, formular comentários, dentre outros. Esse espaço dialógico ficará disponível durante todo o período do curso.

De acordo com a coordenadora do curso, Profa. Dra. Ione Morais, para a certificação, o professor precisará acessar os arquivos de leitura e realizar/inserir pelo menos uma contribuição nas atividades que estarão propostas nos fóruns dos três módulos temáticos. “A metodologia do curso envolverá atividades desenvolvidas em momentos síncronos e assíncronos, que se encontram devidamente articulados. Os momentos síncronos, que deverão ocorrer conforme definido no item programação, consistirão em exposição do conteúdo temático dos módulos pelos professores e, em seguida, interações com os cursistas por meio das questões formuladas no chat, além de uma conversação entre os professores e cursistas, em atividade no formato de mesa-redonda, sobre o percurso de formação e de experimentação no planejamento visando o ensino remoto. Os momentos assíncronos corresponderão ao estudo do material didático dos módulos e a participação do cursista no fórum de cada módulo, conforme mencionado anteriormente”, explicou a professora.

De acordo com a assessora de Desenvolvimento de Ações Emergenciais Remotas da Unifesspa, Laranna Catalão, o programa #UnifesspaOnline surge da necessidade de formação para uso de tecnologias digitais no desenvolvimento de ações emergenciais remotas para todas as áreas e todas as categorias: estudantes, professores e técnicos.  "Com esse curso, atendemos uma parcela significativa da comunidade que planeja a oferta de disciplinas obrigatórias e eletivas. Após essa atividade, faremos também a formação dos estudantes para uso dos aplicativos, mas também com apoio pedagógico para acompanhamento das atividades”, completou Laranna Catalão.

Programação

A capacitação dos docentes acontecerá no período de 05 a 31 de agosto de 2020, por meio de atividades síncronas e assíncronas. De 5 a 7 e dia 26 de agosto, no horário de 15h às 17h, no Ambiente Virtual de Aprendizagem AVAPROGESP, da UFRN, serão webinários ao vivo com os respectivos assuntos: Proposta de design para organização de aulas; Orientações básicas para elaboração do plano de aulas; Estratégias de aprendizagem com metodologias ativas e Conversando sobre o percurso (form)ativo. Todos os módulos serão apresentados pelas professoras Tulia Fernanda Garcia, Tânia Cristina Meira Garcia, e Ione Rodrigues Diniz Morais, coordenadora da capacitação.

Além dos materiais didáticos, o AVA também terá um fórum de discussão disponível no periodo todo do curso para que os professores da Unifesspa tirem dúvidas, conversem sobre a proposta de design para a organização das aulas e outras questões voltadas ao ensino remoto emergencial.