Unifesspa responde Perguntas Frequentes sobre proposta para atividades acadêmicas remotas

• Publicado: Terça, 21 de Julho de 2020, 18h53
  • Última atualização em Quinta, 06 de Agosto de 2020, 11h30

Destaque perguntasrespostasokA Unifesspa iniciou, ontem (20), um plantão de tira-dúvidas para auxiliar na compreensão da proposta inicial de Período Letivo Emergencial, que está aberta a contribuições de toda a comunidade. Alunos e professores começaram a enviar as principais dúvidas e questionamentos, interagindo por meio dos canais oficiais da Unifesspa nas redes sociais Instagram e Facebook.

A ideia é que a comunidade, ao compreender melhor a proposta apresentada, possa colaborar, decisivamente, na construção da minuta, com novas sugestões, ideias, críticas e comentários.

O documento está disponível para contribuições no site http://participa.unifesspa.edu.br até o dia 27 de julho. Com base nas primeiras dúvidas enviadas, foi elaborada uma lista de perquntas frequentes, com as respectivas respostas. Confira abaixo:

Perguntas frequentes sobre a Proposta de Período Letivo Emergencial (PLE)

O que é o PLE?

É uma proposta, aberta a contribuições da comunidade acadêmica, para a criação de um Período Letivo Emergencial (PLE) com aulas remotas, exclusivamente, durante o período de pandemia.

A adesão ao PLE é obrigatória?

Não. A proposta estabelece como não obrigatória, tanto por parte dos professores quanto dos alunos, a adesão às atividades e disciplinas ofertadas. Isso significa que a adesão é livre e que o calendário que estava em andamento (o período letivo 2020.2) permanecerá suspenso.

Todas as atividades a serem ofertadas ocorrerão de forma remota?

Sim. A proposta prevê a autorização para a oferta de Atividades Acadêmicas a serem desenvolvidas totalmente de forma remota, em caráter excepcional e exclusivamente durante o Período Letivo Emergencial (PLE), logo, não configurando-se como modalide de Ensino à Distância (EAD).

Quando começam as atividades ofertadas no PLE?

De acordo com a proposta de cronograma, o período letivo emergencial começa no dia 8 de setembro e termina dia 22 de dezembro. As matrículas serão realizadas de 2 a 10 de setembro. As atividades preparatórias para o PLE começam em agosto, com treinamento para uso do recurso Turma Virtual no SIGAA, ofertado a discentes e docentes. O cronograma também estabelece prazos para planejamento da oferta das atividades.

O PLE substitui o período letivo 2020.2?

Não. De acordo com a proposta, mesmo ofertando disciplinas correspondentes ao período letivo 2020.2, o calendário continua suspenso (Resolução nº 89/2020 do Consun), garantindo, assim, que discentes e docentes que optem por não realizarem atividades no PLE possam executá-las no retorno presencial, após o fim do isolamento.

Quem não tem acesso à internet, como poderá aderir ao PLE?

Para os alunos que não têm acesso à internet, a Unifesspa buscará alterativas de inclusão, a exemplo da contratação de planos de dados móveis 3G/4G, por meio do Programa de Conectividade do MEC/RNP, em número de celular pertencente ao discente da graduação ou ao seu responsável legal.

Como o estudante poderá solicitar esse apoio para acesso à internet?

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis fará o cadastro dos alunos que precisam desse apoio, mediante um edital específico, conforme as diretrizes a serem definidas pelo MEC. Caso o estudante não tenha um plano de dados, o ministério estuda uma forma de disponibilizar um chip para acesso à internet.

Como faço para acrescentar sugestões e críticas ao PLE?

Toda a comunidade acadêmica da Unifesspa pode colaborar com a proposta até o dia 27 de julho. A minuta da Resolução para a criação do PLE está disponível para comentários, críticas e sugestões no site: http://participa.unifesspa.edu.br.

Saiba como enviar perguntas e tirar dúvidas sobre o PLE

a Unifesspa disponibilizou um plantão de tira-dúvidas nas redes sociais para que a comunidade possa fazer perguntas sobre o texto da minuta e entender os detalhes da proposta. Para fazer uma pergunta, basta acessar os perfis oficiais @unifesspa_oficial (Instagram) e @unifesspaoficial (Facebook). Os questiomentos serão encaminhados à equipe de elaboração da minuta e as respostas serão publicadas nos canais oficiais da Unifesspa. A comunidade também pode enviar suas dúvidas para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.