Divulgada a programação do #UnifesspaOnline para a semana de 20 a 24 de julho

• Publicado: Sexta, 17 de Julho de 2020, 10h48
  • Última atualização em Quinta, 23 de Julho de 2020, 11h24

agenda unifesspa onlineEm continuidade às atividades de formação do programa #UnifesspaOnline, foi divulgada a agenda dos eventos que serão realizados na semana de 20 a 24 de julho. Com atividades diárias e de forma on-line, transmitidas pelo Youtube, a programação é aberta para alunos e servidores da Unifesspa. As inscrições podem ser realizadas pelo Sigeventos.

Na segunda-feira, 20 de julho, a partir das 9h, o webnário receberá os professores Lucídio Rocha (UFAM) e Li Chang (UFMA). Rocha ministrará palestra sobre a estrutura do modelo de EAD, destacando a experiência da UFAM, as implicações desse modelo no ambiente de ensino/aprendizagem e sua convergência com o tradicional sistema de ensino presencial. Já a profa Li Chang vai abordar o ensino remoto emergencial e letramento digital docente.

O professor Marcos Reis (UFPA) apresenta, na terça-feira (21), às 16h, a palestra “Da Agenda Acadêmica à Escola de Métodos”. Na sequência, às 19h, o webinário promove debate e apresenta dicas sobre trabalhos acadêmicos em tempos de pandemia. As professoras da Unifesspa, Marilza Sales e Letícia Pantoja são as convidadas.

Já na quarta-feira (22), às 9h, será realizada a palestra “Literacia Digital e os Novos Paradigmas da Comunicação”, ministrada por Paulo Montanaro (UFSCar). À noite, a programação segue com as palestras “Pesquisa Online: bancos de dados e fontes acadêmicas”, do prof. Laércio Maus (Unifesspa); e “Pandemia e Comportamento Social: aspectos históricos”, com o prof. Cloves Barbosa (Unifesspa).

“Funcionalidades da mesa digitalizadora: reações químicas, cálculos e gráficos!” é o tema do minicurso que o prof. Wagner Alencar (Unifesspa) realiza no dia 23 de julho, às 15h. Seguindo com o ciclo de palestras sobre "Trabalhos acadêmicos e a pandemia de Covid-19", os professores José Inaldo Chaves (UnB) e Nádia Fialho (UFPA) participam, às 19h, da mesa que discutirá rotinas acadêmicas , ciências humanas e a produção de ciência na Amazônia em tempos de pandemia.

Na sexta-feira (24), às 14h, será ofertado o minicurso “Acessibilidade no Ensino Remoto”, ministrado pela professora Andréa Poletto (IFRS), com mediação da professora Lucélia Rabelo (Unifesspa). Finalizando as atividades da semana, a profª. Silvana Lourinho (Unifesspa) e a Mestranda do PPGECM, Ivonilce Brelaz, vão falar sobre a construção de uma nova cultura digital na educação e a produção de ciência pelas universidades durante a pandemia.

Sobre o programa

O programa #UnifesspaOnline objetiva ofertar formação para uso de tecnologias digitais voltadas a ações emergenciais remotas nas áreas finalísticas, em razão do plano de retomada das atividades de ensino e suporte aos trabalhos que continuaram ocorrendo de forma remota nas áreas de extensão, pesquisa e no expediente administrativo. Todas as informações sobre essa iniciativa podem ser acessadas em https://unifesspaonline.unifesspa.edu.br/.

Programação do #UnifesspaOnline, semana de 20 a 24 de julho

Segunda-feira, 20 de julho

9h - Experiências do Ensino Remoto e Ensino à Distância

- A estrutura do modelo EAD: o impacto e a eficácia no ensino, a partir da experiência da UFAM - Prof. Dr. Lucídio Rocha (UFAM)