Rondon do Pará: Servidora da Unifesspa publica livro com mais de cem poesias

• Publicado: Segunda, 29 de Junho de 2020, 22h39
  • Última atualização em Terça, 30 de Junho de 2020, 16h36

Livro yanna poesiasNo início deste mês, a servidora Yanna Pereira, que atua como Administradora no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Unifesspa, lançou o livro de poesias “Solos aéreos – Ysam: divagações poéticas”. O lançamento ocorreu durante uma live sarau, realizada no Instagram da autora.

Publicado pela Editora Autografia em formato de e-book, a obra reúne mais de cem poesias escritas por Yanna ao longo dos últimos três anos. Os escritos abordam questões pessoais, filosóficas, familiares e políticas. O livro pode ser adquirido nas plataformas de vendas on-line, como Amazon, Kobo e no site da Editora Autografia.

Segundo a autora, “Solos aéreos” é um paradoxo sobre voar e se manter estável, como em terra firme. “É sobre pensar solto, viajar nos pensamentos, suplantar estigmas sociais e observar para além do que está escrito. Essa obra tem uma relevância pessoal enorme e carrega uma gratidão maior ainda, pelos envolvidos nesse processo e pela força espiritual que me levou a criá-la”.

Yanna conta que desde criança gostava muito de escrever, mas nada relacionado à poesia. Em 2017,quando ingressou no curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), se encantou pela literatura. “Comecei a ler Carlos Drummond de Andrade e achei fascinante navegar e decifrar por mim mesma o quê aqueles poemas queriam dizer”, revela.

Foi na literatura que Yanna encontrou refúgio para lidar com problemas que vivia. “Para superar uma fase ruim que estava passando, fui incentivada a procurar algo que me deixasse leve, me afastando de pensamentos perturbadores. Então, me veio à mente tornar hábito algo que eu gostava, mas que nunca mais havia feito: escrever por prazer”, explica a administradora.

Publicar esses poemas não estava nos planos de Yanna. O impulso para que isso acontecesse veio de colegas do Instituto onde a Administradora trabalha. “A Unifesspa teve um papel importantíssimo nessa história. Quando comecei a trabalhar no ICSA, conheci professoras do curso de Jornalismo que me incentivaram a publicar essa coletânea de poesias, que até então só eram conhecidas por mim e por alguns poucos amigos no meu Instagram de poesias”.

Por conta da pandemia, no momento não haverá lançamento presencial do livro, mas Yanna pretende divulgar, futuramente, suas poesias em feiras e eventos literários. Enquanto isso, a Administradora continua escrevendo novos versos literários. “Inicialmente, eu tinha muita timidez em divulgar minhas poesias. Mas, agora, após a publicação desse primeiro livro, estou super empolgada para lançar outras coletâneas”, diz.