Congresso da Andifes: Unifesspa participa do debate sobre a atual realidade e os futuros desafios do ensino superior

• Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2020, 22h41
  • Última atualização em Quinta, 18 de Junho de 2020, 18h13

mesa redonda virtual printPensar os atuais desafios e planejar ações conjuntas que garantam a continuidade do desenvolvimento e crescimento da universidade. Foi com esse objetivo que a Unifesspa realizou, na manhã desta quarta-feira (17), uma mesa redonda virtual com a participação de integrantes da comunidade universitária, em um debate realizado, ao vivo, pelo Youtube.

O evento faz parte da programação do 1º Congresso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), realizado entre os dias 17 e 18 de junho. O congresso visa apresentar à sociedade a experiência e as reflexões de cada uma das universidades federais diante dos impactos provocados pela pandemia do novo coronavírus.

Participaram da mesa redonda “Realidade e Futuro da Unifesspa”, o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Elias Fagury e a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Propit), Cindy Fernandes. O pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), professor Diego Macedo, mediou o encontro que teve tradução em Libras pela intérprete Andreza Reuter (Naia/Unifesspa).

Fagury iniciou o debate apresentando um panorama de como as universidades federais estão desenvolvendo suas atividades nesse período de pandemia. O pró-reitor também falou sobre o Grupo de Trabalho, instituído pela Reitoria, dedicado a propor ações para um futuro retorno às atividades, considerando as alternativas pedagógicas, o uso de ferramentas virtuais e de ensino remoto, além de analisar a viabilidade de atividades presenciais.

Quanto às atividades de extensão universitária, o professor Diego Macedo lembrou o papel que ela desempenha na articulação entre o ensino e a pesquisa, na busca de transformação social, interação e interdisciplinaridade. Macedo destacou a necessidade de manter a qualidade das atividades da extensão e defendeu que o momento é de mobilização da comunidade.

Já a pró-reitora Cindy Fernandes trouxe um quadro geral sobre o andamento das atividades de Pesquisa e Pós-Graduação. A professora expôs dados coletados pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pós-Graduação e Pesquisa (FOPROP) e finalizou sua apresentação destacando as propostas iniciais para a oferta e ampliação das atividades remotas da pós-graduação na Unifesspa.

Após as explanações, foi aberto o bloco para respostas das perguntas enviadas pelo público durante a transmissão. Por mais de 60 minutos, os pró-reitores responderam a diversos questionamentos levantados pela comunidade, o que demonstra a ativa participação no debate sobre a organização da Unifesspa no pós-pandemia.