Unifesspa envia lista tríplice ao Ministério da Educação e comunidade aguarda nomeação para o cargo de reitor

• Publicado: Quarta, 10 de Junho de 2020, 19h32
  • Última atualização em Sexta, 12 de Junho de 2020, 11h23

bloco centralFoi enviada nesta quarta-feira (10), ao Ministério da Educação (Mec), a lista tríplice com os nomes dos candidatos ao cargo de reitor da Unifesspa para o quadriênio 2020 - 2024. A lista foi homologada por unanimidade no Conselho Superior (Consun), no último dia 2 de junho, conforme cronograma estabelecido pelo regimento eleitoral.

O atual reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, cujo mandato referente ao quadriênio 2016-2020 termina no mês de outubro deste ano, foi reeleito pela comunidade universitária com 84,4% dos votos válidos, em recente processo eleitoral realizado pela Unifesspa.

A Consulta à comunidade acadêmica foi realizada de forma on-line, no período de 15 de abril a 02 de junho, com amplo comparecimento às urnas, resultando numa participação de 78,8% do colégio eleitoral, o que corresponde ao engajamento de 85,8% dos docentes, 36,4% dos alunos e 88,5% dos técnicos administrativos.

A Consulta para a formação da lista tríplice com os candidatos ao cargo de reitor cumpriu todos os critérios estabelecidos pela Medida Provisória 914/2019. Mesmo durante o período de isolamento social, a comunidade participou ativamente de todas as etapas do processo eleitoral da Reitoria de forma remota, com debates, reuniões e também a votação realizada no dia 21 de maio, pelo sistema Sig-Eleição (on-line).

Nesta eleição foi registrado, ainda, um crescimento significativo da participação da comunidade acadêmica no processo eleitoral da Reitoria, em relação ao ano de 2016, o que demonstrou um crescente engajamento mesmo diante da suspensão das atividades presenciais, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Também integram a lista tríplice, os professores Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo (2º colocado, com 8,7% dos votos) e Francisco Ribeiro da Costa (3º colocado, com 6,9% dos votos). A comunidade universitária aguarda, agora, os encaminhamentos do processo no MEC para a nomeação do reitor.