Candidatos avaliam consulta eleitoral para Reitoria e destacam engajamento da comunidade no pleito

• Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 18h58
  • Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 19h27

arteComparecimentournasA comunidade universitária foi às urnas no dia 21 de maio para escolher o reitor que irá conduzir a Unifesspa no quadriênio 2020-2024. A votação on-line contou com um comparecimento de 42,69 % dos eleitores. o resultado foi considerado expressivo pela Comissão Eleitoral diante do desafio de uma consulta ocorrida de forma remota. Na eleição de 2016 para Reitora, houve uma participação de 30,79%. Na ocasião, apenas a votação ocorreu de forma on-line e todas as demais etapas ocorreram de forma presencial.

No último dia 28 de maio, a Comissão Eleitoral divulgou o resultado final da consulta à comunidade acadêmica para o cargo de reitor, confirmando a vitória do professor Maurílio de Abreu Monteiro, candidato reeleito com 84,4% dos votos.

De acordo com o boletim de apuração dos votos, quase 90% dos servidores técnicos-administrativos compareceram às urnas; mais de 85% dos docentes votaram e 36,4% dos alunos participaram da eleição.

Os candidatos comentaram o resultado do pleito e fizeram uma avaliação do processo eleitoral. O professor Maurílio Monteiro agradeceu a confiança da comunidade acadêmica em mantê-lo na gestão por mais 4 anos e elogiou o engajamento e união da comunidade diante dos desafios impostos pela pandemia.

“Foi um processo eleitoral inovador, com toda campanha realizada virtualmente respeitando o isolamento social, com debates, interação com o público, reuniões virtuais. Isso se refletiu no resultado da eleição. A mobilização se mostrou no comparecimento das urnas, com uma votação muito significativa”, destacou Maurílio Monteiro.

O professor Fábio Reis, segundo colocado na eleição, também agradeceu pelos votos recebidos, parabenizou o reitor reeleito pela vitória e elogiou a expressiva participação dos técnicos e docentes, mas ressaltou a necessidade de ampliação da participação docente nas decisões da universidade. “Me felicita a participação expressiva dos servidores, mas mostra que ainda um grande caminho de conscientização junto aos discentes, para a importância de participação nas decisões políticas na universidade. Tanto em 2016 quanto em 2020, independente do formato de campanha, estando todos nós isolados socialmente ou não, a participação foi pequena", destacou.

Fábio Reis avaliou o processo eleitoral como tranquilo e legitimado pela participação de toda comunidade universitária. “Mostrou que mesmo com distanciamento social e com as campanhas  sendo realizadas por meios telemáticos, o fluxo de ideias e o alcance belas foi satisfatório”, acrescentou.

O professor Francisco Ribeiro da Costa, terceiro lugar no resultado da consulta, também avaliou como positivo o processo eleitoral, mesmo diante de um contexto de pandemia. “O contato virtual com a comunidade acadêmica foi intenso. Pudemos expor para a comunidade acadêmica nossos programas e planos de gestão. Essa nova abordagem nos trouxe novos ensinamentos e cumprimos todos os aspectos do pleito. Avalio que o processo como um todo cumpriu os objetivos propostos e qualifico como muito bom”, avaliou.

Sobre participação da comunidade no processo eleitoral, Francisco Ribeiro também ressaltou o engajamento de técnicos e docentes. “Os docentes e TAE’S tiveram uma participação maciça e isso valida o processo eleitoral. Acho que precisamos fortalecer a participação dos discentes”, acrescentou.

Na manhã de terça-feira (2), o Conselho Superior (Consun) da Unifesspa aprovou, por unanimidade, em reunião extraordinária, o resultado final da consulta eleitoral realizada no dia 21 de maio, para escolha do cargo de reitor. Integram a lista tríplice, os professores Maurílio de Abreu Monteiro (1º colocado, com 84,4% dos votos), o professor Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo (2º colocado, com 8,7% dos votos) e o professor Francisco Ribeiro da Costa (3º colocado, com 6,9% dos votos).