Consun homologa resultado da eleição e elabora lista tríplice para envio ao MEC

• Publicado: Quarta, 03 de Junho de 2020, 17h36
  • Última atualização em Quarta, 03 de Junho de 2020, 18h03

unifesspaeleicaoreitoriaO Conselho Superior (Consun) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) aprovou, por unanimidade, em reunião extraordinária realizada na terça-feira (2), o resultado final da consulta eleitoral realizada no dia 21 de maio, para escolha do cargo de reitor da Unifesspa, no quadriênio 2020-2024.

Com a aprovação, foi homologada a consulta e formada a lista tríplice com os nomes dos candidatos para o cargo, a ser encaminhada ao Ministério da Educação. Integram a lista tríplice, os professores Maurílio de Abreu Monteiro (1º colocado, com 84,4% dos votos), o professor Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo (2º colocado, com 8,7% dos votos) e o professor Francisco Ribeiro da Costa (3º colocado, com 6,9% dos votos).

A vice-reitora no exercício da Reitoria, Idelma Santiago, destacou a conformidade do processo de consulta, a publicidade conferia e a proporção da participação da comunidade na eleição da Reitoria, mesmo diante de um contexto de pandemia, com a realização de todas as atividades de forma remota.

“A publicidade e comunicação dada ao processo de consulta; a conformidade com a legislação vigente, a garantia dos espaços de diálogo e debate e a proporção da participação da comunidade foram os elementos mais destacados pelos conselheiros. Mesmo com todo o processo ocorrendo em bases digitais, esses pontos fundamentais para um processo eleitoral foram garantidos e a eleição foi homologada por unanimidade”, afirmou a reitora em exercício Idelma Santiago.

A ata da reunião foi assinada pelos conselheiros e os trâmites para o envio da lista ao Ministério da Educação, para o processo de nomeação, foram iniciados. A lista será encaminhada ao MEC até o dia 10 de junho de 2020.