Comissão Eleitoral divulga resultado final da eleição e faz balanço da consulta à comunidade

• Publicado: Quinta, 28 de Mai de 2020, 12h02
  • Última atualização em Quinta, 28 de Mai de 2020, 13h27
  • Acessos: 2090

Destaque perguntaslidoA Comissão Eleitoral responsável por conduzir todo o processo de consulta à comunidade para a escolha do cargo de Reitor da Unifesspa (quadriênio 2020-2024) publicou, na manhã desta quinta-feira (28), o resultado final da eleição, realizada no dia 21 de maio, com participação de 88,5% dos técnicos administrativos, 85,8% dos docentes e 36,4% dos alunos.

Após transcorrido o prazo de interposição de recursos, a Comissão divulgou o boletim final de apuração dos votos, confirmando a vitória do Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro, candidato da chapa “Mais Unifesspa”, que obteve 316 votos de docentes, com um percentual de 83,6%; 1.503 votos de alunos (82,9%) e  219 votos de servidores técnico-administrativos (89,4%). Confira o boletim!

O professor Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo, da Chapa “Nossa Unifesspa: Inovadora, Participativa e Excelente”, ficou em segundo lugar, com 8,7% dos votos; e a chapa “Nossa Unifesspa, Universalidade, Excelência e Diversidade, do professor Francisco Ribeiro da Costa obteve 6,9% dos votos, alcançando a terceira colocação.

A reunião do Conselho Universitário (Consun) para homologação do resultado do Processo de Consulta e elaboração da lista tríplice será realizada na próxima  terça-feira (2 de junho) e  a lista será enviada ao Ministério da Educação no dia 10 de junho de 2020. Todas as informações sobre o processo de consulta eleitoral estão reunidas na página da Comissão, no endereço http://eleicaoreitoria.unifesspa.edu.br .

Avaliação da Comissão Eleitoral

Ao final das principais etapas do processo, a Comissão Eleitoral fez uma avaliação dos trabalhos realizados até o momento. “É importante ressaltar que a comissão foi composta por pessoas muito competentes e comprometidas, o que tornou o trabalho além de eficiente para o objetivo proposto, muito prazeroso e de muito aprendizado do ponto de vista técnico das habilidades de cada um”, destacou o professor Daniel Brasil Justi, representante docente da Comissão.

Diante da complexidade na condução de um processo eleitoral, a Comissão conseguiu realizar todas as etapas de maneira objetiva, transparente e respaldada. Foram inúmeros documentos produzidos e publicados na página da Comissão na Internet, a exemplo de informes, atas de reuniões, listas, editais e relatórios, além de outros materiais arquivados pela Comissão, que serão repassados ao Consun. A ideia é que todo o histórico de trabalho seja registrado para auxiliar as próximas eleições, gerando aprendizado para a comissão e para a comunidade universitária.

De acordo com o balanço da Comissão Eleitoral, poucas ocorrências foram relatadas e nenhum problema grave foi registrado durante a consulta. Apenas alguns pedidos foram avaliados, especialmente durante o período de campanha eleitoral e debates remotos, garantindo uma participação democrática da comunidade universitária.

Na avaliação da consulta feita à comunidade, a Comissão também destacou o trabalho realizado pela Assessoria de Comunicação da Unifesspa. “O trabalho da Ascom foi incrível, no sentido de que promoveu e proveu muitas informações pra toda comunidade acadêmica e deu sustentação para que, nesse período de isolamento, a gente conseguisse manter uma coesão dentro da comunidade, tanto quanto possível, para participação no processo eleitoral”, elogiou.

O trabalho realizado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação também foi decisivo para garantir que todas as etapas do processo fossem realizadas de maneira remota, com segurança e comodidade. Desde orientações e suporte técnico para uso das ferramentas de comunicação on-line, garantindo a realização dos debates, reuniões e outras agendas estabelecidas pela Comissão Eleitoral até a criação da eleição no sistema SigEleição, com diversos canais de atendimento aos membros da comunidade universitária antes e durante a votação.

De acordo com o relatório de monitoramento do sistema, divulgado pelo Ctic, não houve incidentes relacionados à infraestrutura de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que pudessem prejudicar a votação na Eleição e todas as demandas de atendimento ao usuário foram resolvidas. Acesse a íntegra do relatório técnico.

"O Ctic vinha acumulando experiências de outras eleições como a da Reitoria em 2016 e outros processos eleitorais internos de institutos e faculdades. Então, já tínhamos esse domínio da ferramenta do SigEleição. Trabalhamos firme pra cumprir todos os prazos e para que não houvesse nenhuma falha ou interrupção durante a votação. Nossa avaliação também é positiva e tudo ocorreu de forma tranquila", afirmou o diretor do Ctic, Vitor Castro.

Participação da comunidade no pleito

A Comissão Eleitoral observou, ainda, um crescimento significativo da participação da comunidade acadêmica no processo eleitoral da Reitoria, em relação ao ano de 2016. Estavam aptos a votar 6.140 membros da comunidade universitária e 42,69% compareceram à urna eletrônica. Na eleição realizada em 2016, que também ocorreu de forma on-line, porém, com os demais processos realizados presencialmente, foi registrada uma participação de 30,79%, o que demonstra um crescente engajamento da comunidade acadêmica, mesmo diante da suspensão das atividades presenciais, em função da pandemia causada pelo novo coronavírus.

“Pela participação massiva da comunidade, as repercussões que o processo teve, como foi conduzido e os resultados que trouxe, não temos dúvida em afirmar que foi um processo legítimo e respaldado pela comunidade acadêmica. De maneira independente e autônoma, indicou, seja pra comunidade interna ou para a sociedade, que caminhos estamos tomando e os nossos desejos e vontades pra construção futura da universidade”, concluiu Daniel Justi.