Eleição virtual para o cargo reitor da Unifesspa ocorre nesta quinta-feira

• Publicado: Quarta, 20 de Mai de 2020, 14h28
  • Última atualização em Quarta, 20 de Mai de 2020, 19h40

candidatos reitorNesta quinta-feira (21), professores, técnicos administrativos e alunos da Unifesspa votarão na consulta para escolha do reitor que irá conduzir a Instituição pelos próximos quatro anos. Mais de 6.100 membros da comunidade universitária estão aptos a votar na eleição on-line, que ocorre das 8h às 21h, no SIGEleição.

De acordo com a Comissão Eleitoral, que organiza o processo de Consulta, três chapas foram homologadas para o pleito. Os números de votação dos candidatos foram divulgados à comunidade essa semana. Estão concorrendo:

Chapa 01: “Nossa Unifesspa: Inovadora, Participativa e Excelente”.

Candidato: Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo.

Chapa 02: "Nossa Unifesspa, Universalidade, Excelência e Diversidade".

Candidato: Francisco Ribeiro da Costa.

Chapa 03: "+ Unifesspa: Maurílio Reitor!".

Candidato: Maurílio de Abreu Monteiro.

Para conhecer os currículos e planos de trabalho dos candidatos, além de obter outras informações sobre a eleição, basta acessar a página da Comissão Eleitoral. Caso os eleitores possuam dúvidas sobre como votar, foi preparado um tutorial que pode ser conferido aqui.

Processo de Consulta

consun regimento eleicaoEssa é a segunda vez que a comunidade universitária da Unifesspa organiza uma consulta para o cargo máximo da Instituição. O processo começou, oficialmente, com a aprovação do regimento eleitoral pelo Consun, em março deste ano. O documento atende ao disposto na Medida Provisória N.º 914, de 24 de dezembro de 2019, que alterou os procedimentos do processo de escolha dos reitores das Universidades e Institutos Federais.

Por conta da suspensão das atividades presenciais da Unifesspa, em virtude da pandemia do novo coronavírus, o processo eleitoral passou por adequações. Para a manutenção do cronograma, a Comissão considerou que o processo eleitoral poderia ser realizado, na sua plenitude e sem prejuízos, de forma remota.

A comissão ponderou, ainda, o prazo de até sessenta dias antes do fim do atual mandato (Art. 9o Decreto 1.916/96) para o envio do resultado do pleito ao MEC, sob pena de intervenção na administração de quaisquer Institutos ou Universidades Federais.

Com o calendário mantido, respeitando as normas de prevenção e promovendo ampla divulgação das atividades do processo eleitoral, no período de 27/03 a 03/04, foram aceitas as inscrições dos candidatos interessados em concorrer ao cargo. As campanhas por redes sociais tiveram início em 16 de abril, com duração de um mês. Durante esse período, foram realizados três debates entre os candidatos, de forma on-line, que tiveram intensa participação da comunidade.

As próximas etapas, previstas pelo calendário da Comissão Eleitoral, incluem a apuração dos votos, a se realizar nos dias 22 e 23 de maio; interposição de recursos, no prazo de 25 a 26/05; resultado dos recursos interpostos, em 28/05; reunião do Consun para homologação do resultado do Processo de Consulta e elaboração da lista tríplice, no dia 02 de junho. Por fim, o envio da lista tríplice ao Ministério da Educação deverá ocorrer até o dia 10 de junho.