Terceiro debate entre os reitoráveis da Unifesspa terá alterações nas regras

• Publicado: Quarta, 13 de Mai de 2020, 22h07
  • Última atualização em Segunda, 18 de Mai de 2020, 09h45

terceiro debate reitorO terceiro debate entre os candidatos ao cargo de reitor da Unifesspa, que acontece nesta sexta-feira (15), terá algumas alterações em seu formato. A Comissão Eleitoral, responsável pela Consulta direta à comunidade, tornou pública uma retificação no regulamento do debate, que será transmitido pelo canal da Unifesspa no Youtube.

Entre as alterações, está a mudança na quantidade de blocos, que neste debate será dividido em três etapas, ante quatro previstos nos regulamentos anteriores. De acordo com o novo regulamento, no primeiro bloco cada candidato terá até três minutos para apresentar seu programa de trabalho.

Já no segundo bloco, os candidatos terão até três minutos para responder a questionamentos efetuados pela comunidade acadêmica, totalizando nove minutos por pergunta. Será permitido que perguntas realizadas nos dois últimos debates sejam retomadas, juntamente com aquelas feitas ao vivo e encaminhadas aos candidatos pelos moderadores. Este será o maior bloco.

O terceiro e último bloco será destinado às considerações finais dos candidatos, que vão dispor de até três minutos para sua fala de encerramento. Outra alteração nesse bloco está na ordem de fala de cada candidato, que será feita definida mediante sorteio, antes do debate, com participação do(a) mediador(a) e dos candidatos.

O debate

Em suas perguntas e respostas, os candidatos deverão abordar os seguintes temas: universidade: princípios e finalidade; organização didático-científica; ensino de graduação e pós-graduação; estrutura acadêmica e administrativa; gestão de pessoal e valorização profissional; relação universidade e movimentos sociais; e inserção regional.

Os debates devem ser pautados pelos princípios da ética e do decoro acadêmico. A transmissão também contará com a presença de tradutores intérpretes de libras, para garantir acessibilidade às pessoas surdas.

As campanhas dos candidatos, via mídias sociais e demais meios digitais, devem ser finalizadas no próximo dia 16, e a consulta direta à Comunidade Universitária ocorre em 21 de maio, das 8h às 21h, pela plataforma do SIGEleição

Confira o regulamento completo dos debates:

Regulamento dos debates (Texto integral retificado - 24/04/2020)

Regulamento dos debates (Retificação 08/05/2020)