Eleição on-line: Confira as mudanças nas regras para o segundo debate entre os reitoráveis

• Publicado: Terça, 28 de Abril de 2020, 12h43
  • Última atualização em Terça, 28 de Abril de 2020, 18h23

Destaque segundoDebateA Comissão Eleitoral, responsável pela Consulta direta à comunidade para escolha do cargo de Reitor (quadriênio 2020-2024), divulgou uma retificação no regulamento do debate, que será transmitido nesta terça-feira (28), com mediação da estudante Ana Letícia Bittencort Brito, no canal da Unifesspa no YouTube.

Foram alterados os artigos que tratam do tempo máximo dedicado em cada bloco para perguntas e exposições dos candidatos. Diferente do que aconteceu no primeiro debate, no primeiro bloco os candidatos terão até cinco minutos para exposição de seu programa de trabalho, enquanto no primeiro debate, foram disponibilizados 15 minutos para cada candidato.

Já no segundo bloco, dedicado a perguntas entre os candidatos, serão disponibilizados dois minutos para a formulação da pergunta e até três para resposta, dois minutos a menos que o ofertado no primeiro debate. O tempo para réplica e tréplica foi mantido. À pessoa que formulou a pergunta, serão concedidos até 2 minutos para réplica e o candidato a quem a pergunta foi dirigida terá até 2 minutos para tréplica.

No terceiro e último bloco, houve a alteração mais significativa do tempo. Os candidatos terão até cinco minutos para responder às perguntas enviadas pela comunidade acadêmica. Com as alterações nas regras, o tempo de duração total do debate foi ampliado em 10 minutos e os candidatos ganharam mais tempo para responder perguntas dos membros da comunidade universitária. Com as mudanças, o tempo total do debate será de  duas horas e meia (150 minutos).

Em suas perguntas e respostas, os candidatos deverão abordar os seguintes temas: universidade: princípios e finalidade; organização didático-científica; ensino de graduação e pós-graduação; estrutura acadêmica e administrativa; gestão de pessoal e valorização profissional; relação universidade e movimentos sociais; e inserção regional. Os debates devem ser pautados pelos princípios da ética e do decoro acadêmico. A transmissão também contará com a presença de tradudores intérpretes de libras, para garantir acessibilidade às pessoas surdas.

De acordo com cronograma da Comissão de Consulta, os debates serão realizados sempre de forma on-line e com transmissão ao vivo. As campanhas dos candidatos, via mídias sociais e demais meios digitais, seguem até o dia 16 de maio. A consulta direta à Comunidade Universitária ocorre no dia 21 de maio, das 8h às 21h, pela plataforma do SIGEleição.

Confira o regulamento completo dos debates:

Regulamento dos debates

Regulamento dos debates (Retificação - 24/04/2020)