Assista ao 1º debate on-line entre candidatos ao cargo de reitor da Unifesspa

• Publicado: Terça, 21 de Abril de 2020, 13h03
  • Última atualização em Terça, 21 de Abril de 2020, 13h18

Foi realizado no dia 16 de abril, de forma on-line, o primeiro debate entre os candidatos ao cargo de Reitor da Unifesspa, para o quadriênio 2020-2024. Quem perdeu a transmissão, ao vivo, ainda pode assistir ao debate de ideias, que foi gravado pela Comissão Eleitoral e continua disponível no canal oficial da Unifesspa no Youtube.

Participam da disputa eleitoral, os professores Fábio dos Reis Ribeiro de Araújo, Francisco Ribeiro da Costa e Maurílio de Abreu Monteiro. As propostas dos candidatos e todas as informações referentes ao processo de consulta à comunidade acadêmica estão disponíveis na página http://eleicaoreitoria.unifesspa.edu.br .

Mais de 200 pessoas acompanharam o debate em tempo real e 148 perguntas foram enviadas por meio do aplicativo Slido. A transmissão, com mediação do professor Daniel Brasil Justi, durou 2 horas e 57 minutos e contou com tradução simultânea em libras, realizada pela intérprete Andreza Reuter, do Núcleo de Inclusão e Acessibilidade Acadêmica (Naia). Confira acima o vídeo com a gravação do primeiro debate eleitoral entre os reitoráveis!

Regras do debate

O debate foi dividido em quatro blocos. No primeiro deles, por ordem alfabética, cada candidato obteve até 15 minutos para expor seu programa de trabalho. Já no segundo e terceiro blocos, os candidatos responderam perguntas, formuladas entre si e pelos integrantes da comunidade acadêmica. Cada um teve até dois minutos para perguntar e até cinco minutos responder, com direito a réplica e tréplica, de dois minutos cada. O último bloco foi destinado às considerações finais dos candidatos, sempre em ordem alfabética.

Em suas perguntas e respostas, os candidatos tiveram que abordar os seguintes temas: universidade: princípios e finalidade; organização didático-científica; ensino de graduação e pós-graduação; estrutura acadêmica e administrativa; gestão de pessoal e valorização profissional; relação universidade e movimentos sociais; e inserção regional. Os debates devem ser pautados pelos princípios da ética e do decoro acadêmico.

De acordo com cronograma da Comissão de Consulta, os próximos debates serão realizados nos dias 28/04 e 15/05, sempre de forma on-line e com transmissão ao vivo. As campanhas dos candidatos, via mídias sociais e demais meios digitais, seguem até o dia 16 de maio. A consulta direta à Comunidade Universitária ocorre no dia 21 de maio, das 8h às 21h, pela plataforma do SIGEleição.

Confira o regulamento completo do debate aqui.