ICSA celebra a colação de turmas de Administração e Ciências Contábeis

• Publicado: Terça, 17 de Março de 2020, 15h43
  • Última atualização em Terça, 17 de Março de 2020, 15h48

colacao icsaO Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) celebrou, na última quinta-feira (12), mais uma colação de grau. Vinte e nove alunos receberam seus diplomas, sendo seis de Administração e vinte e dois de Ciências Contábeis. O evento ocorreu na sede da igreja quadrangular e contou com a presença dos professores de ambos os cursos, direção do Instituto, além de familiares e amigos dos formandos.

Eliane Lopes Souza, formanda do curso de Administração, afirma que ter ensino superior não é somente um título na vida acadêmica e que todos são capazes de irem cada vez mais longe na vida profissional. "O final de uma graduação é uma sensação de muita alegria e gratidão. A universidade nos deixa aquele gostinho de querer alcançar novos desafios em outros cargos e aproveitar cada oportunidade que surgir. Agora consegui vencer mais este desafio, sou Bacharel em Administração, sou Federal", comemora.

Essa alegria e gratidão também é compartilhada entre os professores, que estiveram juntos com os alunos enfrentando os desafios da vida acadêmica. O diretor da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC), Mário César Sousa de Oliveira, fala que esse momento traz aos docentes o sentimento de dever cumprido. "Ao longo da vida acadêmica desses formandos, procurei deixar claro que o mercado de trabalho é exigente, um tanto cruel as vezes. Por isso, sempre procurei passar para eles que o melhor caminho era a dedicação, a obstinação pelo saber", enfatiza o professor.

Para o diretor da faculdade de Administração (FAD), Marcus Gama, as formaturas são ocasiões para deixar as lágrimas e os sorrisos falarem e transparecerem a alegria das batalhas vencidas. "Como professores tentamos repassar o máximo de experiência vivenciadas, para que os discentes possam construir um mapa mental prático dos conceitos abordados em sala. Isso serve não somente para exemplificar a temática em cada disciplina, mas para que cada discente possa construir a sua própria trajetória", conclui.

Diversidade Cultural

Kakumkwyire Ahkitkwyi Junure, da etnia indígena Gavião, deixou familiares e seu lar para realizar um sonho. "Ser aluna indígena dentro da Unifesspa significou a oportunidade de cursar o primeiro curso superior, um grande sonho para mim. A minha experiência aqui foi muito boa. Representei meu povo Gavião, mostrando que nós, indígenas, somos capazes de enfrentar qualquer barreira e dificuldades. Quero ser espelho para meus parentes e irmãos. Eu consegui".

Danielma Baia Machado é da comunidade quilombola de Igarapé-Preto, município de Oeiras do Pará. A agora administradora ressalta a importância de ter cursado uma graduação. Hoje me sinto muito feliz por ter representado as lutas quilombolas por direitos, e esse é um deles e também ter conhecimento para ajudar minha comunidade e meus familiares", finaliza Danielma.

*Com informações da Agência Experimental de Jornalismo (ICSA/Unifesspa)