Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate

pten

Opções de acessibilidade

Início do conteúdo da página
Últimas notícias

I Colóquio de Estudos Surdos Da Unifesspa irá ajudar na comunicação entre alunos e professores

  • Publicado: Quinta, 12 de Março de 2020, 12h28
  • Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2020, 12h37
  • Acessos: 1047

WhatsApp Image 2020 03 12 at 11.17.47Entre os dias 19 e 20 de março, no Auditório da Unidade I, Campus Marabá, será realizado o “I Colóquio de Estudos Surdos Da Unifesspa”. O evento é organizado pelo professor e especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), Walber Christiano Lima da Costa, vinculado à Faculdade de Educação (Faced/Unifesspa)

Com carga horária de 15h, o colóquio tem como objetivo geral trazer reflexões sobre as pesquisas na área da Educação de Surdos/Libras na região Sul e Sudeste do Pará. As inscrições serão feitas no local, no primeiro dia (19), com 1kg de alimento não perecível.

Além do coordenador Walber Christiano, o evento contará com palestras dos professores Yure Borges Soares, Francisca Maria Cerqueira da Silva. Como bolsista do programa de Libras, Julyane da Silva Oliveira, e como bolsista do programa Léxico Matemático, Pablo Silva de Olioveira.

De acordo com o professor Walber, uma das finalidades do programa também é ajudar a sociedade. “O objetivo é levar as pessoas aprenderem libras de forma gratuita. A doação dos alimentos é uma ação social que iremos fazer para beneficiar pessoas carentes”, relata.

Entre as pesquisas desenvolvidas nessa área, se destaca o uso da Libras nos diversos espaços sociais e, mais especificamente, nos espaços educacionais. Assim, o público-alvo do evento acaba por ser majoritariamente pessoas ligadas aos processos educativos da pessoa surda. Entretanto, o evento é aberto a todos os interessados na temática, pesquisadores, discentes e comunidade em geral.

O colóquio irá marcar o lançamento oficial dos cursos ligados ao Programa de Extensão “Língua Brasileira de Sinais (Libras): Produtividade e Criatividade no Sul e Sudeste do Pará” e ao Projeto de Extensão “Léxico matemático e as comunidades surdas de Marabá”, ambos projetos aprovados e apoiados pela Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) da Unifesspa, que serão desenvolvidos ainda este ano.

As inscrições para o curso serão feitas pelo Sistema de Gestão de Eventos (Sigeventos), e abrirá no dia 19, e para os interessados, será cobrado 2 kg de alimentos não perecíveis. “A abertura das inscrições será liberada por mim no primeiro dia de evento, então todos os interessados precisam estar presentes”, ressalta o professor.

O curso de libras no nível básico terá carga horária de 80h, sendo que parte da carga horária será de atividades que serão orientadas durante as aulas. Serão ofertadas 4 turmas de 30 vagas em cada semestre. Neste semestre já terão 4 turmas acontecendo.

Sobre o Projeto de Extensão: Léxico Matemático e as Comunidades Surdas de Marabá:

O projeto de matemática e surdez, tem como intuito catalogar os sinais matemáticos usados pelos surdos em Marabá, divulgar os resultados e proporcionar melhores e maiores aprendizagens ao surdos, ajudar no ensino, e capacitar os professores.

Para mais informações:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

(91) 98235-8783 
IMG 20200205 WA0001

Fim do conteúdo da página