Rondon do Pará: Calouros são recebidos com programação especial de acolhimento

• Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 17h32
  • Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 17h42

Calourada ICSA Foto João Victor1Entre os dias 2 e 6 de março de março ocorreu a semana de recepção aos novos calouros do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Rondon do Pará. Diversas atividades de recepção foram oferecidas aos novos alunos, como palestras, rodas de conversa com veteranos, trote solidário e, por fim, um sarau, organizados pelos alunos veteranos dos cursos do Instituto.

Na primeira noite, teve uma palestra ministrada pelo Jornalista da TV Liberal de Marabá Adriano Baracho, com o tema sobre “Os desafios da comunicação nas profissões”. A palestra reuniu calouros e veteranos dos três cursos do ICSA: Administração, Ciências Contábeis e Jornalismo. Para Baracho, o tema da palestra é de extrema relevância na atualidade, especialmente para quem está em formação.

“Cada informação que a gente distribui tem uma responsabilidade e uma verdade naquilo que a gente apura. Então, as outras profissões que acompanham o Jornalismo acabam tendo esse panorama do que está acontecendo, por exemplo, na sua cidade, estado, país, enfim, no mundo, através do nosso trabalho”, destaca o jornalista.

O diretor do ICSA, Gabriel Outeiro, falou sobre a importância da palestra. "A proposta é discutir a comunicação na sociedade, já que hoje a gente precisa e vive se comunicando. Por isso, a palestra é válida para calouros e veteranos, e ajuda com a perspectiva que devemos possuir do curso, da graduação, do ensino superior voltado para questões práticas”, afirma o diretor.

Na quarta-feira, uma mesa especial teve como tema a universidade pública. Participaram o diretor da Faculdade de Comunicação (Facom), prof. Jax Pinto; o vice-diretor da Faculdade de Administração (FAD), prof. Gustavo Passos; o diretor do ICSA, prof. Gabriel Outeiro; a vice-diretora da Faculdade de Ciências Contábeis (FACIC), prof.ª Miraci Matos; e a vice-reitora da Unifesspa, prof.ª Idelma Santiago.

Calourada ICSA Foto João VictorA vice-reitora falou sobre a expectativa para este ano, sobre a quantidade de alunos ingressando na Unifesspa. “Só no Sisu 2020 foram ofertadas 1.450 vagas. Além disso, temos um processo seletivo especial para indígenas e quilombolas, que oferta duas vagas em cada curso, e um processo seletivo especial do campo. Com isso, teremos mais de 1500 calouros na Unifesspa somente nesse primeiro semestre”, destaca.

A quinta-feira foi o momento de integração entre professores, calouros e veteranos, com o intuito de fazer com que os alunos se conhecessem melhor projetos e ações desenvolvidos pelos docentes e compartilhassem experiências e suas visões sobre o curso e a trajetória na universidade. Mais tarde, os calouros foram chamados para conhecerem como funcionam os sistemas da universidade, os auxílios e as bolsas, além do funcionamento da biblioteca e das matrículas.

No fim da tarde, foi realizado um trote solidário, em uma ação para auxiliar a ONG Ação Patinhas, que ajuda animais abandonados nas ruas. No trote, os calouros foram para avenida principal da cidade arrecadar dinheiro para fazer a doação.

Para finalizar a semana, os calouros puderam conhecer um pouco mais sobre diversidade cultural que tem o campus de Rondon do Pará, em uma mesa redonda com a presença de discentes indígenas, quilombolas e de representantes do Núcleo de Ações Afirmativas e Equidade (NUADE) da Universidade. Na oportunidade, os participantes falaram um pouco de suas trajetórias e a diversidades de povos que a universidade possui. À noite, uma programação cultural com música e brincadeiras, organizada pelos veteranos, encerrou a programação.

*Com informações da Agência Experimental de Jornalismo (ICSA/Unifesspa)

Fotos: João Victor