Primeiro prédio do Campus de Santana do Araguaia será inaugurado nesta sexta-feira

• Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 16h01
  • Última atualização em Quarta, 11 de Março de 2020, 16h40
  • Acessos: 2078

Destaque bloco laboratórios santanaSerá inaugurado, nesta sexta-feira (13), o primeiro prédio do Campus Universitário de Santana do Araguaia. A nova estrutura vai abrigar o Bloco de Laboratórios do Instituto de Engenharia do Araguaia (IEA), com capacidade de atender até 200 estudantes por dia.

A solenidade de inauguração será iniciada às 16h, com a presença da Administração Superior da Unifesspa, comunidade acadêmica, autoridades locais e sociedade civil.

Com investimentos de mais de R$ 2,1 milhões, as novas instalações representam mais um grande avanço na consolidação da Unifesspa no município, sendo uma importante conquista para os avanços da educação pública na região. Parte dos recursos para a construção do prédio são provinientes de emenda parlamentar do Deputado Federal Joaquim Passarinho.

O prédio possui uma área total de 1.037 m² e contempla os laboratórios de hidráulica, hidrologia e mecânica dos fluidos; química; segurança do trabalho, topologia e geoprocessamento; física I e II; materiais, e um multiuso. Além disso, está equipado com sanitários, depósito e sala administrativa.

A Unifesspa já adquiriu os equipamentos e microcomputadores para esses laboratórios com recursos também provenientes de emendas parlamentares, fruto de articulação política da administração superior da universidade com a bancada paraense, contando com o apoio do Deputado Federal Paulo Bengtson.

A nova estrutura garantirá um melhor desempenho das atividades de ensino, pesquisa e extensão nos cursos de Matemática, Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. A obra foi pensada pela equipe de projetistas da Secretaria de Infraestrutura e o projeto executivo desenvolvido pela empresa contratada.

"Buscamos aproveitar ao máximo a iluminação natural nos laboratórios, tanto que eles dispõem de grandes janelas, afim de diminuir o consumo de energia elétrica com iluminação sem, todavia, deixar de pensar na proteção contra incidência solar direta", explica a arquiteta Thamys Coelho