Sistema de Segurança e Prédio de Logística são oficialmente entregues à comunidade

• Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 17h51
  • Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 18h30

Destaque Inauguracao do predio de logistica foto03Foram entregues oficialmente na tarde desta sexta-feira (6), o Bloco de Infraestrutura e Logística da Unifesspa e o Sistema de Segurança Institucional do Campus Marabá. A solenidade, realizada no auditório da Unidade III, foi prestigiada por estudantes, técnicos e professores da Instituição, que puderam conhecer detalhes das novas estruturas e os benefícios para a comunidade universitária.

O sistema de segurança, em pleno funcionamento, permite o videomonitoramento das áreas externas, de circulação, estacionamento e portões de entrada das três unidades do Campus Marabá, com 74 câmeras modernas instaladas. De forma automática, a estrutura tecnológica garante a integração dos diversos dispositivos instalados, gravando, transmitindo imagens e gerando alarmes, por detecção de movimento, de forma a tornar verdadeiramente eficiente a detecção e solução de eventos.

O sistema também atende aos prédios próprios da Unifesspa nos campi fora da sede, com um total de 129 câmeras. Durante apresentação técnica, o secretário de infraestrutura, Lucas França, destacou os primeiros resultados para a segurança institucional, demonstrando a eficiência do sistema.

“Nos primeiros momentos de implantação já conseguimos restabelecer danos ao patrimônio da universidade, aumentando a eficiência da segurança institucional. Ficamos muito felizes com esses avanços, que demonstram um outro momento da Unifesspa. Saímos da rotina de construção de estruturas básicas, como salas de aula, para obras mais avançadas, melhorando a estrutura administrativa de maneira geral”, comemorou.

O serviço proporciona, de forma automática, a integração dos diversos dispositivos instalados, gravando, transmitindo imagens e gerando alarmes, por detecção de movimento, de forma a tornar verdadeiramente eficiente a detecção e solução de eventos. A nova ferramenta fornecerá vantagem operacional à Unifesspa, automatizando as rotinas de segurança, proporcionando pronta resposta em caso de incidentes e facilitando o trabalho dos operadores e agentes de segurança, gerando assim redução de custos operacionais.

Foto02 para MateriaO diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação, Vitor Castro, explicou que toda a base de dados do sistema é armazenada pelo CTIC e ressaltou a importância da destinação das emendas para o avanço das estruturas de tecnologia utilizadas no sistema. Para aquisição dos equipamentos, foram investidos quase R$ 700 mil, com recursos de emenda parlamentar do então Deputado Federal Lúcio Vale e indicação do Deputado Federal Cristiano Vale.

Representado os alunos da Unifesspa, o acadêmico Ulyan Batista, vice-coordenador do Diretório Central dos Estudantes, elogiou as novas estruturas e disse que a inauguração demonstra o grande potencial da Unifesspa. Os integrantes da mesa também lembraram os avanços na qualidade de vida dos servidores e colaboradores terceirizados com a entrega do prédio de Logística e Infraestrutura. O bloco possui espaços modernos e adequados abrigando o Almoxarifado Central da Universidade, a Secretaria de Infraestrutura, além de salas de ensino prático e o Museu Tauari.

O reitor da Unifesspa definiu o momento de inauguração como a celebração da eficiência da Administração Pública. “Estamos demonstrando à sociedade que temos um serviço público pujante, de muita qualidade e que atende a quem mais precisa. Estamos convictos de que não há como construir um projeto de nação inclusiva sem a força desses homens e mulheres que constróem a história da nossa instituição”, concluiu.