Calourada 2020: Mesa-redonda debate diversidade, conhecimento e transformação

• Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 17h57
  • Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 10h00

DSC 0057O segundo dia da Calourada Unifesspa 2020 foi aberto com a mesa-redonda sobre “Diversidade, Conhecimento, Transformação: Somos Unifesspa”, que reuniu os novos alunos da Unifesspa no auditório da Unidade III, na manhã desta quinta-feira (5).

Durante a conversa, os calouros puderam refletir sobre os aspectos que compõem e tornam a universidade um espaço plural, além dos desafios para um ambiente acadêmico cada vez mais inclusivo.

Mediada pelo coordenador do Núcleo de Ações Afirmativas, Diversidade e Equidade (Nuade), professor Jerônimo Silva, a mesa-redonda contou com a participação de alunos veteranos, egressos e professores da instituição.

O professor do IEX, Cristiano Bento, falou sobre sua trajetória acadêmica e as conquistas pessoais alcançadas graças à educação pública. “Hoje eu sou professor graças aos vários espaços de formação que participei aqui na Unifesspa, que não se resumem só a sala de aula”, destacou o professor.

Já Rosiele Macieira, discente quilombola do curso de Agronomia, destacou a relevância das ações afirmativas que a Unifesspa adota, como realizar processo especial para o ingresso de indígenas e quilombolas e reservar vagas em seus cursos para esse alunos. “Todos nós somos acolhidos de forma especial pela instituição. Nesses três anos na Unifesspa estou tendo uma ótima experiência”, disse.

Para falar sobre inclusão, a mesa contou ainda com a participação da estudante de Pedagogia, Maria José de Jesus Araújo, pessoa com deficiência.  e do professor do Instituto de Estudo do Desenvolvimento Agrário Regional (IEDAR), Fernando Michelotti.