Calouros da Unifesspa são acolhidos com música e descontração

• Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 16h31
  • Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 09h25

Destaque CALOURADA 2020 Maos CalourosOlhares atentos diante de um mundo novo e sorrisos largos para as inúmeras selfs que registravam a presença no primeiro dia da Calourada na Unifesspa. Centenas de estudantes prestigiaram a abertura do evento, no Campus Marabá, num clima de alegria e descontração.

O orgulho de ingressar numa universidade pública federal estava estampado no peito e cada calouro expressou do seu jeito a emoção diante do novo desafio.

Cheia de expectativa com o curso de Direito, a estudante indígena Kwynareti Tuxati Tokryre externou o desejo de poder contribuir com sua comunidade. “Eu sempre me identifiquei como curso de Direito e hoje estou realizando um sonho. Quero lutar e conseguir me formar para poder realizar meu objetivo, que é ajudar minha comunidade e meu povo indígena”, disse.

DSC 0084Um dos espaços disputados durante a abertura da Calourada 2020 foi o cantinho das redes sociais. Um ambiente criado pela organização do evento para o registro divertido de fotografias. Utilizando acessórios que representam as diversas profissões, os alunos capricharam nas poses e entraram na brincadeira. Seja usando beca de magistrado ou capacetes de engenheiros, eles se divertiam ao se imaginarem nas profissões que escolheram para o futuro.

“Estou vivendo algo novo e totalmente diferente de qualquer coisa que eu já tive na vida. Uma experiência única poder fazer uma graduação, um grande sonho meu e da minha família. Vou correr atrás para chegar lá”, disse Júlio César de Almeida, calouro de Engenharia da Computação.

O reitor da Unifesspa, Prof. Maurílio Monteiro, e representantes dos diversos segmentos universitários deram as boas-vindas aos calouros e destacaram a universidade pública como um espaço de diversidade e de produção de conhecimento, capaz de gerar transformação social. Os estudantes foram acolhidos e estimulados a buscar uma ampla vivência acadêmica, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão universitária.

DSC 0210A programação do primeiro dia da Calourada seguiu até à noite, com apresentação dos artistas Gabriel Bentes, Meury Vitória, Letícia Portela, acompanhada do músico Raikage; e encerrada com o Coral da Unifesspa, regido pela servidora Ivonilce Brelaz.

Somos Unifesspa

Com o slogan: Diversidade, Conhecimento, Transformação: Somos Unifesspa, a Calourada promove uma reflexão sobre o papel transformador da universidade na vida das pessoas e da comunidade do entorno.  Foram exibidos vídeos com histórias de alunos e egressos da Unifesspa que tiveram suas vidas modificadas pela experiência acadêmica.

Uma das participantes da série de vídeos é Marisol Leite. Foi na Unifesspa que ela descobriu a paixão pela ciência. Como aluna do curso de Ciências Biológicas, Marisol encontrou um caminho cheio de oportunidades. Recentemente, ela teve um projeto premiado e se prepara para apresentar o trabalho em Londres. Ex-alunos também participam da série com histórias motivadoras que revelam a grande relevância da Unifesspa na região. Os vídeos podem ser conferidos nos canais oficiais da Unifesspa nas redes sociais Instagram, Facebook e Youtube. Assista!

DSC 0158DSC 0158