Rondon do Pará: ICSA prepara programação especial para recepcionar Calouros

• Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 16h29
  • Última atualização em Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 17h00

Calourada ICSA 3Diversas atividades de boas-vindas aos novos alunos estão programadas para acontecer entre os dias 2 e 6 de março, no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Rondon do Pará. Nesse período, será realizada a quinta edição da Calourada Unifesspa, evento que marca o início da trajetória como estudantes universitários dos antigos vestibulandos.

Além de promover a interação entre a comunidade universitária, o evento busca apresentar a nova realidade aos ingressantes na Unifesspa e, em particular, das três faculdades que compõem o ICSA: Administração, Ciências Contábeis e Comunicação.

Para o diretor do Instituto, professor Gabriel Outeiro, a Calourada “é um importante momento de receber novos alunos que vão iniciar uma nova trajetória. Ao mesmo tempo que promove interação entre calouros e veteranos, é uma oportunidade para apresentar sua matriz de cursos com docentes, disciplinas e projetos”, afirma.

Programação

A programação começa na próxima segunda-feira, 2, com a palestra “Jornalismo e os novos desafios da carreira profissional”, do jornalista Adriano Baracho, da TV Liberal de Marabá. A palestra é destinada a todos os cursos e ocorrerá às 19h, no auditório externo do campus.

Na terça, a Faculdade de Comunicação começa suas atividades às 15h30, as demais, a partir das 18h30, nas salas de aula e laboratórios, quando haverá a apresentação dos cursos ofertados no ICSA pelos diretores das Faculdades e demais docentes. Este será o momento em que os novos alunos conhecerão projetos, os detalhes de cada formação e ainda farão oficinas específicas.

Na quarta-feira, às 19h, a comunidade acadêmica contará com a presença de servidores e discentes dos campi de Marabá, que falarão sobre o funcionamento da universidade como um todo, assim como sobre o papel de cada um na vida acadêmica. Haverá, ainda, o lançamento da Semana Solidária, que visa arrecadar alimentos e ração animal, além de uma apresentação dos técnicos-administrativos.

Na quinta-feira, às 14h, os discentes de Jornalismo farão uma sessão especial de integração. Às 16h, todos os calouros se reúnem para conhecer os sistemas que fazem a universidade funcionar, as oportunidades de auxílios e bolsas, bem como o funcionamento da biblioteca e de matrículas. Às 18h30, as faculdades realizarão atividades distintas com seus respectivos calouros.

Já na sexta-feira (6), a programação começa às 15h, com uma palestra do professor Antonio Carlos Ribeiro, da Facom. Às 19h, todos os alunos poderão conhecer um pouco mais sobre diversidade cultural em uma mesa redonda com a presença de discentes indígenas, quilombolas e de representantes do Núcleo de Ações Afirmativas e Equidade (NUADE). Uma programação cultural, organizada pelos veteranos, encerra a programação.

*Com informações de Juraci Denoni