Em Marabá: Solenidade marca entrega do prédio de infraestrutura e sistema de videomonitoramento

• Publicado: Sexta, 28 de Fevereiro de 2020, 16h53
  • Última atualização em Sexta, 06 de Março de 2020, 15h57

Destaque bloco logA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) vai inaugurar, em março, importantes obras e serviços que vão trazer melhorias e avanços para a comunidade universitária nas áreas de infraestrutura e segurança.

A agenda de inaugurações tem início no próximo dia 6, quando será oficialmente entregue o Bloco de Infraestrutura e Logística da Unifesspa e o Sistema de Segurança Institucional, por videomonitoramento, do Campus Marabá.

Com a presença de representantes da Administração Superior da Universidade, autoridades locais e comunidade universitária, a solenidade de entrega será realizada na Unidade III do Campus Marabá, a partir das 16h.

Foram investidos mais de R$ 2,1 milhões para efetivação dessas melhorias, que ampliam as estruturas físicas da Instituição e proporcionam melhores condições de conforto e segurança para estudantes, professores e técnico-administrativos.

Bloco de Infraestrutura e Logística

Estruturado em 3 pavimentos, numa área total de 3.695 m², o Bloco de Infraestrutura e Logística foi projetado para que servidores e colaboradores que prestam serviços terceirizados possam desempenhar suas atividades em espaços modernos e adequados. O investimento total foi de R$ 1,6 milhões, com recursos próprios da universidade.

No térreo, o prédio abriga as instalações do Almoxarifado Central da Universidade. Os espaços estão divididos entre almoxarifado, área de conferência de materiais especiais, sala administrativa e um depósito de ferramentas. Já no pavimento superior, onde funciona a Secretaria de Infraestrutura, há cinco salas administrativas, sala de reunião, vestiário masculino e feminino, copa e sala de descanso.

Além disso,  no piso inferior do prédio funcionam, atualmente, salas dedicadas ao ensino prático do curso de Artes do ILLA e Ciências Biológicas, além do Museu Tauari. O prédio possui, ainda, garagem para os veículos oficiais da Unifesspa (carros, micro-ônibus e ônibus).

Sistema de Segurança Institucional

O sistema de videomonitoramento da áreas externas e portões de entrada da Unifesspa conta com 90 câmeras, sendo 74 distribuídas nas três Unidades do campus Marabá e as demais nos campi de Rondon do Pará e Xinguara.

O serviço proporciona, de forma automática, a integração dos diversos dispositivos instalados, gravando, transmitindo imagens e gerando alarmes, por detecção de movimento, de forma a tornar verdadeiramente eficiente a detecção e solução de eventos.

A nova ferramenta fornecerá vantagem operacional à Unifesspa, automatizando as rotinas de segurança, proporcionando pronta resposta em caso de incidentes e facilitando o trabalho dos operadores e agentes de segurança, gerando assim redução de custos operacionais.

Para aquisição dos equipamentos, foram investidos quase R$ 700 mil, com recursos de emenda parlamentar do então Deputado Federal Lúcio Vale e indicação do Deputado Federal Cristiano Vale. A iniciativa faz parte de uma ação conjunta do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) e Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) da Unifesspa.

Próximas inaugurações

Nos próximos dias, serão entregues à comunidade universitária o 1º prédio do Campus Universitário de Santana do Araguaia, onde funcionará o Bloco de Laboratórios, e o bloco Multiuso do Campus de São Félix do Xingu.