Unifesspa realiza obras para melhorias na infraestrutura das Unidades II e III

• Publicado: Quarta, 11 de Março de 2020, 13h54
  • Última atualização em Quinta, 19 de Março de 2020, 13h11

reuniVisando melhorias na infraestrutura das áreas de ensino, pesquisa e extensão, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará realizou trabalhos de revitalização e reparos nas Unidades II e III do Campus Marabá.

As ações, coordenada pela Divisão de Serviços e Manutenção (Disem) da Secretaria de Infraestrutura (Sinfra), fazem parte de uma iniciativa para recuperar e renovar áreas críticas na estrutura da Unifesspa.

O chefe da Disem, engenheiro eletricista Dhonny Lima da Silva, explica que uma revitalização geral foi feita no prédio Reuni. “O prédio foi totalmente pintado e reformado. A ação foi concluída no final de janeiro e foram utilizados recursos próprios da universidade”, diz.

Com apoio da Prefeitura Municipal de Marabá, foi possível realizar, em uma área de aproximadamente 4500 m², a regularização do terreno e espalhamento de 500 toneladas de escória, material cedido pela empresa Sinobras. O objetivo é melhorar a trafegabilidade das vias e estacionamento da Unidade III. Os serviços foram acompanhados pelo Chefe do Setor de Avaliação de Serviços de Engenharia, Alexander Zen.

Para resolver questões de drenagem nos limites do terreno da Unidade II, próximo aos prédios Multiuso e Reuni, a equipe da Disem procedeu a instalação de cinco pontos de coleta de água da chuva. Foram instalados pontos de coleta, interligados por um ramal de drenagem, para condução do efluente ao seu destino adequado.

campus 2“O serviço de drenagem na Unidade II irá beneficiar não somente à comunidade universitária, mas também moradores em torno do campus, já que de alguma forma a água escoava até os terrenos ao lado”, relata o engenheiro Silva. A obra em questão foi projetada e executada pelos Engenheiros Zen e Heitor Capela.

Ainda, com intuito de proporcionar um ambiente agradável, aumentar a área de absorção e reduzir a velocidade de escoamento da água da chuva, foi realizado também um paisagismo com área próxima a 1.300 m².

“Acredito que agora será a área de convivência dos alunos, porque foi gramado, e é bem próximo de um dos prédios mais movimentados, que é o prédio administrativo”, explica o engenheiro.

No total, foram investidos mais de R$ 83 mil de recurso da Unifesspa para as obras de drenagem e paisagismo. Nos serviços de limpeza, regularização e espalhamento e tratamento, com agregado siderúrgico nas vias da Unidade III, foram gastos R$ 12 mil de recursos da Unifesspa, além do apoio com hora/máquina da Prefeitura de Marabá e doação da Sinobrás.