Orgulho: Egressos do curso de Ciências Econômicas são aprovados em programas de mestrado

• Publicado: Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 15h11
  • Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 16h17

IMG 0398Nove estudantes, recém-formados no curso de Ciências Econômicas, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), começam 2020 com novos desafios. Eles foram aprovados em diversas seleções de programas de mestrado do país. O número representa boa parte da totalidade de alunos egressos do curso, iniciado em 2014 e que teve sua primeira turma formada no ano passado.

Alguns deles foram aprovados pelo exame da Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia (Anpec), que seleciona candidatos para disputados cursos de mestrado e doutorado em economia no Brasil. Eles disputaram com milhares de candidatos de todo o país.

Para seguir os estudos e as pesquisas que iniciaram durante a graduação, alguns desses estudantes partem para outros estados: dois deles vão desenvolver pesquisa de mestrado em economia aplicada, na Universidade Federal de Goiás (UFG); e outros três vão estudar desenvolvimento econômico, sendo dois na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e um na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Já outros quatro egressos foram aprovados no PPGPAM (Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional na Amazônia), da Unifesspa. As aprovações ressaltam o compromisso da Instituição em ofertar ensino, pesquisa e extensão de qualidade, estimulando e garantindo a continuidade de pesquisas realizadas na graduação.

IMG 0380“É uma grande notícia para nós, professores e professoras do curso. Estamos muito orgulhosos com essas aprovações. Essa resposta, vinda deles, nos incentiva ainda mais”, afirma José Otávio Magno Pires, professor vinculado à Faculdade de Ciência Econômicas (Face) e ao PPGPAM da Unifesspa.

O professor defende que as aprovações dos alunos, em programas de pós-graduação de destaque, mostram que a estratégia da Unifesspa, de investir em pesquisas no interior da Amazônia, está dando certo.

“As soluções que a sociedade precisa dependem do estudo, e o papel dos nossos pesquisadores é muito importante. São os filhos desta terra que estão ajudando a mudar a maneira de se pensar o desenvolvimento e de discutir os problemas recorrentes. A Universidade como um todo está de parabéns”, diz.

Para o estudante Emílio Campos, a conquista da graduação representou a abertura de novas possibilidades. “Foi o ensino de qualidade que nos colocou em programas de mestrado e, possivelmente, vai nos colocar em programas doutorado. Foi, também, graças às políticas de permanência dos alunos na instituição, como bolsas e projetos de extensão, que possibilitaram a oportunidade de uma maior vivência do ensino acadêmico”, destaca o pesquisador aprovado no PPGPAM.

IMG 0384Primeira da família a ter acesso ao ensino superior, a agora mestranda em economia aplicada, Bruna Xavier, conta que universidade mudou seu modo de ser e enxergar a sociedade. “Estou muito feliz por essa conquista de ter entrado na UFG para cursar um mestrado. Continuar na academia é um interesse que tenho, pois quero seguir o caminho da docência e contribuir com a educação”.

Já o estudante recém-formado, Wanderley Nogueira, revela que o desejo de aprofundar seus estudos foi surgindo durante a graduação. “Estou muito feliz de ter chegado até aqui. Entrei como cotista por cor, renda e por ter vindo de escola pública. Então, pra gente, de família humilde, chegar onde a gente chegou, é fugir das estatísticas. É conseguir se reinventar para atingir objetivos. Espero que tenhamos bons frutos ao final de todo esse processo”, declara o pesquisador que também irá fazer mestrado na UFG.

Wanderley propõe uma análise sobre a eficiência econômica para estabelecimentos agropecuários localizados na região norte. Bruna irá estudar a eficiência dos gastos públicos na educação superior no Brasil Já Emílio quer pesquisar as especificidades econômicas da região norte, destacando o que é mais relevante para economia, tanto no quesito patronal, como pelo camponês.

IMG 0366O curso

O curso de graduação em Ciências Econômicas, na Unifesspa, foi implantado em 2014. É ofertado em Marabá, cidade que possui grande dinamismo econômico, social, demográfico e político, sendo o único do gênero no sul e sudeste do Pará.

Com ampla conformação para formar profissionais com a qualificação exigida para a promoção do desenvolvimento regional e de melhoria nas condições de vida, negócios e empregos na região, o curso visa elevar a retenção local dos benefícios gerados pelos grandes investimentos feitos na região do Carajás.

“Em 5 anos, já conseguimos ser um dos melhores cursos de economia da região norte. Agora, queremos ser um dos melhores do país. A Unifesspa é o maior e mais importante de projeto de desenvolvimento do sul e sudeste do Pará”, destaca o professor José Otávio.