Unifesspa desenvolve projeto de extensão que une arte e sustentabilidade

• Publicado: Quarta, 18 de Dezembro de 2019, 15h47
  • Última atualização em Quinta, 26 de Dezembro de 2019, 14h48

Oficina Illa e IGEO projeto de extensão "Escultura em Metal e Arte em Soldagem" é realizado pelo Instituto de Geociências e Engenharia (IGE) em parceria com o Instituto de Linguística, Letras e Artes (Illa) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e visa produzir esculturas e objetos escultóricos a partir de metais utilizando o processo de união através da soldagem.

Alunos das escolas públicas do ensino médio de Marabá, do Instituto Federal do Pará (IFPA), dos cursos de Engenharia de Materiais e Artes Visuais foram selecionados e participam das oficinas ministradas durante o projeto que é totalmente voltado para inovação social.

Segundo o professor Márcio Correa, o projeto busca difundir tecnologias juntamente com arte com o objetivo de melhorar a vida das pessoas, proporcionando tanto a capacitação de jovens com a produção de objetos artísticos, gerando emprego e renda aos participantes. O professor disse ainda que o projeto garante a sustentabilidade já que utiliza materiais reciclados.

O projeto foi aprovado junto a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex) para continuidade em 2020. "Como primeiro produto concreto desse projeto foi construída em parceria com a Siderúrgica Norte Brasil (Sinobras) a pira olímpica para os Jogos da Unifesspa 2019.

O projeto é coordenado pelo professor José Maria Teixeira da Costa Júnior, e conta com a participação do aluno-bolsista do quarto semestre da Faculdade de Engenharia de Materiais - Ítalo Santos, além dos voluntários Edmílson Sousa e Luan Sampaio. Durante as oficinas oferecidas pelas Faculdades de Engenharia de Materiais e Artes Visuais realizadas no mês de novembro, os participantes receberam instruções teórico-práticas para elaboração de dois objetos escultóricos.

"Estamos negociando apoio com algumas instituições públicas e privadas, tendo em vista que o nosso objetivo é expandir o projeto, formando mais turmas, além da realização de exposições das esculturas de tudo aquilo que temos produzido durante o projeto.

“É uma parceria entre a Faculdade de Engenharia de Materiais e a de Artes Visuais, que visa a construção de peças escultóricas. No caso, a Faculdade de Engenharia entra como fonte de manutenção metalúrgica e soldagem e a de Artes Visuais com o desenho das peças que vão se tornar esculturas”.

Há cerca de nove meses no projeto, Ítalo afirma que a experiência vem mudando a forma de ele pensar as estruturas de metal e abrir novos horizontes. “É uma experiência muito boa de interdisciplinaridade.

Aqui aprendemos que não utilizamos o metal só para construir ferramentas, ou revestimentos de metais para máquinas pesadas e materiais que vão sofrer desgaste, mas usamos esse metal para dar forma em alguma coisa, para demonstrar algo e despertar a sensibilidade. Meu foco sempre foi trabalhar com o metal e integrar este projeto é uma forma de expandir meus conhecimentos sobre ele”, justifica.

Ainda de acordo com o estudante, o projeto é aberto ao público por meio de oficinas oferecidas pelas faculdades de Engenharia e Arte. “Estamos abertos ao público por meio da oferta de oficinas, especialmente aos alunos do ensino médio das escolas públicas, para que eles tenham contato com estas duas áreas e encontrem pontos de identificação com ambas”, resume.

Oficina 2Conheça o curso de Engenharia de Materiais em Marabá

O curso foi criado em 2004, possui conceito 4 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC). A Unifesspa possui 14 turmas desse curso e já formou 177 novos profissionais da área de Engenharia de Materiais em Marabá. Os profissionais se formam após 10 semestres de estudos e já saem com salário inicial de R$ 4.500 reais.

Segundo o Projeto Pedagógico do Curso (PPC), o objetivo da graduação em Engenharia de Materiais é a formação de Engenheiros de Materiais com um perfil generalista, humanista, crítico e reflexivo, capacitados para atuar na identificação e resolução de problemas de Engenharia de Materiais, considerando seus aspectos técnicos, econômicos, políticos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética, em consonância com as demandas da sociedade.

O egresso do curso de graduação em Engenharia de Materiais deverá apresentar competência para a concepção, projeto, desenvolvimento, implementação, gestão, operação e manutenção de processos de obtenção, transformação e produção de materiais, na forma de produtos primários, semiacabados ou acabados.

Saiba mais sobre o curso de Artes Visuais

O curso pretende possibilitar aos discentes a capacidade de perceber, apreender e criticar a realidade regional a partir de referências advindas dos conhecimentos específicos das artes visuais, reiteradas pela mobilidade da abordagem interdisciplinar e da interculturalidade. A qualidade da formação deverá ser suficiente para que os alunos possam se estabelecer como agentes transformadores de uma realidade cultural, por meio de princípios plástico-visuais, visando ao desenvolvimento sustentável em seu território de atuação.
Nessa linha, a Licenciatura em Artes Visuais da Unifesspa busca proporcionar a formação acadêmica de gerações, cujos profissionais influenciarão na crítica e amadurecimento do campo cultural, técnico, científico e artístico em nosso estado e no país.
São ofertadas anualmente 30 vagas para o curso de Licenciatura em Artes Visuais. Ele é desenvolvido na Unidade III do campus de Marabá, no Instituto de Linguística, Letras e Artes (Illa), qualo o(a) aluno(a) conclui o curso em 8 semestres, perfazendo 3.400h de estudos.

Fotos: Willian Cavalcante