Projeto de Extensão Ver-O-Solo recebe alunos do ensino fundamental para oficina de campo

• Publicado: Terça, 05 de Novembro de 2019, 08h49
  • Última atualização em Terça, 05 de Novembro de 2019, 08h49

O Projeto de Extensão Ver-O-Solo: experiência de ação extensionista em escolas de ensino fundamental da Faculdade de Engenharia Civil (Faec) do Instituto de Geociências e Engenharias da Unifesspa recebeu na manhã da última quinta-feira (31) - 44 alunos do 5º ano do ensino fundamental da Escola Monte Castelo para oficina de campo.

As atividades foram desenvolvidas no Museu da Geologia e Laboratório de Mecânica dos Solos e Rochas da Faec, das 8h às 12 horas, sob a coordenação da Profª. Mª Rafaela Silveira.

Os alunos participaram ainda de coleta de solos na Unidade II, aplicação de jogos de tabuleiros e jogo em escala humana sobre as temática solo, erosão e segurança urbana.

Conheça o projeto

Ele visa apresentar uma experiência de ação de extensão universitária, a ser elaborada por docentes e discentes da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e da Universidade Federal do Pará (UFPA), que trabalhará sobre a ciência sobre processos erosivos e segurança urbana, como instrumentos de educação ambiental.

O projeto de extensão será desenvolvido em cinco etapas. A primeira etapa será de seleção de discentes do curso de engenharia civil para o desenvolvimento do projeto de extensão, os quais se tornarão multiplicadores de conhecimento.

Na segunda etapa, o grupo de discentes passará por capacitação sobre a temática relacionada a solo, erosão, segurança urbana e didática sobre esses temas.

A terceira etapa trata-se do desenvolvimento de material didático diferenciado (jogo de tabuleiro) sobre os temas supracitados.

A quarta etapa consiste de intervenções realizadas em pelo menos duas escolas de ensino fundamental, uma localizada em Marabá e outra em Belém.

A quinta e última etapa trata-se do ensinamento e aplicação do método de aprendizagem, via jogo de tabuleiro, aos alunos de escolas do ensino fundamental.