União e muito trabalho: Engajamento da comunidade universitária garante sucesso dos Jogos Unifesspa 2019

• Publicado: Segunda, 28 de Outubro de 2019, 18h31
  • Última atualização em Quinta, 31 de Outubro de 2019, 13h11
  • Acessos: 2032

WhatsApp Image 2019 10 27 at 19.48.38Cerca de 60 pessoas entre professores, técnicos, alunos, voluntários e parceiros externos trabalharam muito para garantir a realização dos Jogos Unifesspa 2019. Sob a coordenação da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proex), muitas equipes “suaram a camisa” para que o evento fosse um grande sucesso. Os jogos fazem parte do calendário acadêmico da Unifesspa e já se tornaram um verdadeiro símbolo de integração universitária. Além disso, já se consolidam no cenário esportivo da cidade com grande número de participantes: mais de 1300 inscrições em 16 modalidades esportivas.

Para a organização dos jogos, a Proex criou quatro comissões de trabalho: Arbitragem, Logística, Medalhas e Premiação e a Comissão Disciplinar, esta última destacando-se pela forte atuação que garantiu a segurança e tranquilidade dos Jogos Unifesspa.

A comunidade acadêmica e externa puderam contar com a logística de transporte para participar dos Jogos nos diferentes locais estabelecidos. A Secretaria de Infraestrutura da Unifesspa (Sinfra) disponibilizou ônibus com rotas específicas para atender ao público do evento. Os estudantes fora da sede também contaram com apoio para permanecer em Marabá durante os cinco dias de jogos.

Um sistema online criado pela prórpia Unifesspa, por meio do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) também garantiu agilidade e segurança nas inscrições para os Jogos, o que facilitou o acesso da comunidade acadêmica que podia realizar a inscrição pela internet.

A pira olímpica dos Jogos Unifesspa 2019 foi confeccionada por alunos e professores, por meio do projeto de extensão “Escultura em metal e arte-soldagem”, coordenado pelo professor José Maria Costa Júnior, do curso de Artes Visuais, em parceria com o professor Márcio Corrêa, do curso de Engenharia de Materiais.

“Os nossos servidores fizeram muito além de suas atribuições normais, se doando para os Jogos nestes cinco dias. A nossa comissão de arbitragem também foi muito dedicada, com muita precisão nos horários dos jogos, além da excelente atuação da comissão disciplinar. Conseguimos um excelente resultado e os Jogos Unifesspa 2019 foram um sucesso”, comemorou o pró-reitor de Extensão e Assuntos Estudantis, Diego Macedo, que aproveitou pra agradecer a todos que se dedicaram na realização dos Jogos Unifesspa 2019.

A Proex/Unifesspa cuidou de todos os detalhes, inclusive material de divulgação, confecção de medalhas e troféus, entre outros itens necessários ao evento.

Parcerias importantes

Para garantir o êxito dos Jogos, a Unifesspa também contou com importantes parceiros externos. A Secretaria de Esporte e Lazer cedeu espaços como o Ginásio Poliesportivo Renato Veloso (Folha 16) e o Ginásio Municipal Osorinho. A Associação Desportiva e Recreativa da Nova Marabá (Adrema) cedeu o espaço conhecido como Piçarrão, onde parte dos jogos foram executados. A equipe da Estação Conhecimento também foi atenciosa com a Unifesspa e, mais uma vez, cedeu as locações para execução de importantes modalidades; os jogos contaram, ainda, com locações do Clube dos Subtenentes e Sargentos de Marabá, onde ocorreram as provas de natação, além da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Marabá, que já é forte parceira dos Jogos Unifesspa.WhatsApp Image 2019 10 28 at 18.58.54

“O segmento esportivo que é um dos carros chefes da AABB movimenta os clubes Brasil afora. E nós abrimos as portas para este tipo de evento, especialmente, ligado à Educação, para fomentar a prática esportiva e fortalecer a parceria", disse Ernildo Ramalho, diretor do Clube.

Com toda a estrutura oferecida e precisão na realização dos jogos, a organização foi muito elogiada pelos atletas e torcedores. “Pra nós indígenas o esporte é muito importante, por isso, a gente agradece de verdade a Unifesspa por nos proporcionar esse momento. O evento foi ainda melhor, com uma organização excelente. Só não corremos Tora porque perdemos um membro do nosso povo, mas vamos nos organizar para o ano que vem”, detalhou a estudante indígena Rotokwyi Airomkenti Valdenilson, que levou pra casa medalhas no futebol de campo e futsal.

O servidor Ricardo Fortunato Marinho também comentou a melhoria na infraestrutura.“As locações melhoraram e isso permitiu uma ótima logística. Quem estava participando de diferentes modalidades não teve problema, porque os dias e locais estavam alternados. Foi muito mais tranquilo. Pra nós servidores foi um momento importante pra sair da rotina e nos socializarmos com os colegas”, ressaltou.

Interação nas redes sociais

Outro destaque da edição 2019 dos Jogos Unifesspa foi a comunicação em tempo real. Com o auxílio das redes sociais, a organização interagiu com os atletas e torcedores que ficaram bem informados sobre cada detalhe do evento. A cobertura audiovisual, coordenada pela servidora Laranna Catalão, também chamou a atenção dos participantes que interagiram nos canais oficiais da Unifesspa no Instagram e no Facebook. A cada vitória, comemoração ou grito de guerra, a comunidade acadêmica fazia questão de compartilhar nas redes marcando o perfil @unifesspaoficial e o @proex.unifesspa. Mais detalhes da cobertura jornalísitca do evento podem ser acompanhados no Portal Unifesspa http://unifesspa.edu.br.

A vice-reitora Idelma Santiago prestigiou os jogos e participou da entrega de medalhas. No encerramento do evento, ela ressaltou o grande valor dos Jogos Unifesspa. “Este é um momento de integração esportiva, mas sobretudo de convivência. Não é a toa que trazemos como lema a diversidade. O respeito na relação com a diferença, o aprendizado na relação com o outro é o elemento principal dos Jogos Unifesspa”, concluiu.

WhatsApp Image 2019 10 28 at 07.52.28 1   ricardo