Unifesspa é parceira no I Fórum da Cidade de Marabá

• Publicado: Sexta, 25 de Outubro de 2019, 17h29
  • Última atualização em Segunda, 28 de Outubro de 2019, 22h36

I Fórum 1A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e outras instituições parceiras participaram, na manhã de sexta-feira (25), no auditório da Faculdade Carajás, da solenidade de abertura do I Fórum da Cidade de Marabá. O evento que é uma etapa participativa do processo de elaboração da Lei de Zoneamento, uso e ocupação do solo urbano de Marabá, dada na forma de um evento municipal institucional e acadêmico se estenderá até este sábado (26).

O I Fórum da Cidade de Marabá objetiva debater acerca do processo de elaboração da Lei de Zoneamento, uso e ocupação do solo urbano de Marabá; ampliar o debate a respeito de instrumentos de planejamento urbano; difundir conceitos relativos à política urbana em Marabá; assegurar a participação popular na elaboração dos instrumentos de planejamento urbano; fomentar o debate acadêmico acerca da política urbana local; estreitar o relacionamento entre a municipalidade e as instituições de ensino e pesquisa.

Houve a palestra de abertura com a servidora da Seplan - Mayanne Micaelli dos Santos que explanou sobre o lei do zoneamento, uso e ocupação do solo, explicando sobre o parcelamento (como esses lotes podem ser divididos), Uso (quais as atividades podem ser desenvolvidas no lote) e Ocupação (as regras para a ocupação desses lotes). Explanou também sobre todo o diagnóstico que precisará ser feito através do levantamento de informações que se dará por eventos internos e externos, no qual 10 grupos vão mapear a cidade de Marabá.

O professor do curso de Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Urbano e Regional da Amazônia (PPGPAM) e de Economia da Unifesspa - Prof. Dr. José Otávio Magno Pires falou sobre a importância de se discutir essa temática em Marabá e que todo o processo de construção e elaboração dessa lei precisa estar voltada para a qualidade de vida das pessoas, numa intersecção entre os vários eixos propostos, colocando-se ainda à disposição para contribuir nesse processo.I Fórum 3

Já o reitor da Unifesspa - Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro parabenizou a todos pela realização do Fórum e pela construção permanente do diálogo para a elaboração da Lei de Zoneamento da cidade, que propõe um debate sério sobre Marabá. "O canal da reitoria está aberto para mobilizarmos a universidade. A Unifesspa está à disposição para contribuir nesse processo de construção participativa da cidade de Marabá", destacou.

Houve ainda a realização da Mesa-redonda – “Produção do espaço, centralidades e planejamento urbano regional” – com a participação do Prof. Dr. Eudes André Leopoldo de Souza (Unifesspa) e Msc. Mauro Costa Silva (Uepa); tendo como debatedora: Gleice Kelly Gonçalves da Costa (Unifesspa).

"A participação dos professores de Geografia Urbana da Unifesspa no I Fórum da Cidade é importante para, de fato, conseguirmos articular teoria e prática em uma cidade e uma região que passam por uma intensa revolução urbana, processo ainda despercebido de muitos pesquisadores. Penso que consolidar uma frente de estudos da urbanização do sul e sudeste do Pará é central para redefinir uma teoria da Amazônia e da fronteira, bem como de enfrentar o desafio das profundas desigualdades sociais da região", disse o Prof. Dr. Eudes Leopoldo de Souza, do Instituto de Estudos do Trópico Úmido da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Ietu/Unifesspa).

I Fórum 2Para o professor da Unifesspa, a região de fronteira envolve uma necessidade permanente de recorrer a um pensamento urbano-regional, visto não ser mais possível compreender o urbano sem o regional, devendo ser levado para todas as dimensões da produção do espaço, inclusive no âmbito do planejamento urbano e regional, tendo o I Fórum da Cidade em Marabá grande relevância.

As sugestões para elaboração da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo podem ser encaminhadas para o email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Mesa de autoridades - A mesa foi composta pelo secretário municipal de Planejamento e Controle Karam El Hajjar, secretário Municipal de Industria e Comércio - Ricardo Pugliese, representando a Faculdade Carajás - Prof. Antônio Henrique, representando a Universidade Estadual do Pará (Uepa) -  Glauber Epifânio, reitor da Unifesspa - Prof. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro.

Confira a programação deste sábado (26):

2º DIA – 26 DE OUTUBRO - SÁBADO

HORÁRIO

DESCRIÇÃO

9h às 10h

Palestra – “Interface entre a cidade e a segregação social em relação à saúde dos citadinos” – Dra. Ana Cristina Viana (Unifesspa).

Mediadora - Elizene Sarmento - Associação de engenheiros ambientais do Sul e Sudeste do Pará e Federação Nacional de Engenheiros Ambientais e Sanitaristas;

10h às 12h

Mesa-Redonda – “Planejamento urbano: potencialidades e desafios”:  Msc. Antonio Carlos Santos do Nascimento Passos de Oliveira (Unifesspa), Esp. Antonio Carlos de Sousa Gomes Júnior (Faculdade Carajás), Msc. Glauber Epifânio Loureiro (Uepa), Debatedor: Dr. Sérgio Moreno Redon (Unifesspa).