Parceria entre a Unifesspa e Fapespa vai permitir mapear o sistema de contas da macroeconomia regional

• Publicado: Segunda, 28 de Outubro de 2019, 09h55
  • Última atualização em Terça, 29 de Outubro de 2019, 11h48

ConvênioA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) celebrou na última terça-feira (22) o convênio N. 021/2019 com a Fundação de Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) - vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), que visa financiar o projeto intitulado "Matriz Insumo-Produto Inter-regional do sul e sudeste do Para", com o objetivo de elaboração de metodologia e sua utilização para a construção de três Tabelas de Recursos e Usos "TRUs" no período de 2016 e 2019 e de uma matriz de insumo-produto "MIP" para o sul e sudeste do Pará no ano de 2019.

Segundo o coordenador do projeto Prof. Dr. Giliad de Souza Silva a Tabela de Recursos e Usos informa basicamente o que cada setor de uma dada região produz e o que ele compra dos outros setores dessa mesma região ou das regiões circunvizinhas. Com essa tabela é possível saber, por exemplo, o quanto o setor de gado de corte vende, o quanto de produto ele produz, assim como é possível saber de quais setores ele compra. Já, a matriz de insumo-produto, por sua vez, vai conseguir identificar qual é o impacto que um setor tem na economia como um todo e nos outros setores. Um exemplo disso é se houver o aumento de uma unidade no setor de gado de corte - quantas unidades de produto isto vai impactar na produção como um todo, podendo perceber se o setor é de alta potencialidade na região e, com esses resultados, auxiliar a formulação de política pública regional.

"Nós vamos conseguir identificar os setores com maior capacidade de impacto e de encadeamento econômico (compra e venda), utilizando essas metodologias que são formas de conseguir encontrar variáveis macroeconômicas, de contas nacionais em uma dimensão regional. O projeto envolve 5 professores do curso de Ciências Econômicas, 10 estudantes de graduação e 3 estudantes de Mestrado. Esta equipe vai averiguar na região de integração de Carajás e compreender como é que a Secretaria da Fazenda do Estado do Pará delimita esta região. Quero agradecer ao reitor da Unifesspa - professor Maurílio Monteiro por compor a nossa equipe, por ser um entusiasta desse projeto e, principalmente, por não medir esforços para a concretização dessa parceria com a Fapespa/Sectet", destacou o coordenador Giliad de Souza Silva.

O valor do apoio financeiro é fixado em R$ 1.063.580,00 (um milhão, sessenta e três mil, quinhentos e oitenta reais). O prazo de execução e vigência deste convênio será de 36 meses, contados a partir do mês de outubro.

Equipe que compõe o projeto: Profº. Dr. Lucas Rodrigues, Profº. Me. Jarbas Carneiro dos Santos, Profº. Me. José Stênio Gonzaga de Souza, Profº. Dr. Daniel Nogueira Silva, Profº. Dr. Maurílio de Abreu Monteiro. Os alunos graduandos são - Vítor da Silva Marinho, Ana Maria Lopes Tigre, Vinícius Martins da Silva, Paulo Eduardo Silva e Souza, Bárbara Corrêa Larrat Dias, , Vívian Borges da Silva, Ana Beatriz Barbosa Portela, Stéfany Karla Mendes Arruda. Já os alunos do Mestrado são - Emílio Campos Mendes e Vanda Coelho Rego. O restante da equipe está sendo selecionada.