Campus de São Félix do Xingu passa a contar com melhorias nos serviços de tecnologia da informação

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 16h35
  • Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 08h20

sfxFoi inaugurada, no último dia 19, a nova infraestrutura computacional do campus da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) em São Félix do Xingu. A solenidade de inauguração foi realizada no auditório da Câmara de Vereadores e reuniu autoridades locais e regionais, membros da Administração Superior da Unifesspa, comunidade universitária e sociedade civil.

A nova estrutura tem possibilitado a implementação de modernos serviços de Tecnologia da Informação (TI), como o sistema de processo eletrônico na Unifesspa; uniformidade nos serviços, garantindo maior integração com campi fora de sede; além de mais agilidade no acesso aos sistemas SIG (SIGAA, SIGRH, SIPAC, entre outros).

Tudo isso só foi possível com a aquisição de novos equipamentos e soluções de TI. A modernização da estrutura de Data Center nos campi fora da sede foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar da ex-deputada federal Júlia Marinho, que destinou R$ 654 mil para a Unifesspa.

Durante a cerimônia, o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC), Vitor Castro, fez exposição técnica sobre as melhorias na infraestrutura computacional. Ele destacou que a Unifesspa aumentou a sua capacidade de armazenamento de dados nos campi fora da sede em mais de 1.600%.

“Em 2017, quando entrei na Unifesspa, o laboratório de informática tinha poucos computadores e o acesso à internet era lento. Hoje, com os novos equipamentos e com a internet mais rápida, melhorou bastante as condições para nós estudantes”, afirma a acadêmica do curso de Letras, Luciwania Barbosa.

Plenario SFXO coordenador da bancada parlamentar do Pará no Senado Federal, senador Zequinha Marinho, falou sobre a importância da inauguração. “Para nós parlamentares, que operamos a questão orçamentária, é uma satisfação poder ser útil ao nosso estado e suas instituições. É, ainda, uma grande alegria ver a Unifesspa ocupando o espaço para qual foi planejada”, declarou.

Estiveram presentes na mesa de honra da cerimônia: representando a reitoria, a pró-reitora de Administração, Marcele Menezes; o senador Zequinha Marinho; a prefeita de São Félix do Xingu, Minervina Barros; o presidente da Câmara Municipal de São Félix do Xingu, Evaldo Lemes; a diretora-geral do Instituto de Estudos do Xingu, Prof. Elaine Ferreira Dias; e o representante da classe estudantil, Wenceslau Costa Neto.