Unifesspa tem recursos de custeio liberados, mas verbas para investimento continuam bloqueadas

• Publicado: Quarta, 23 de Outubro de 2019, 18h16
  • Última atualização em Quinta, 24 de Outubro de 2019, 14h20

Destaque BlocoCentralA Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) obteve, no último dia 18, a liberação do restante do orçamento de custeio que estava bloqueado pelo Ministério da Educação (MEC). Esses recursos são destinados à manutenção de serviços essenciais, como energia elétrica, segurança, limpeza, entre outros.

De acordo com a Administração Superior da Unifesspa, uma força tarefa será realizada para garantir a utilização dos recursos agora desbloqueados, nos últimos dois meses do ano. O objetivo é tentar reduzir, ao máximo, os impactos do contingenciamento nas atividades da Instituição, que teve de cortar ou suspender mais de 200 ações previstas em seu Plano de Gestão Orçamentária (PGO 2019). A compra de material de consumo para os Institutos e setores administrativos, que estavam suspensos,  serão prioridade.

Recursos de investimentos continuam bloqueados

Mais de R$ 1 milhão do orçamento da Unifesspa para investimentos continuam bloqueados pelo MEC. Há, ainda, crédito de R$ 1,5 mi liberado, que aguarda autorização do governo para ser utlizado. É com essa verba que a universidade realiza obras de construção e melhoria de seus espaços, faz investimentos de mobiliário para os espaços acadêmicos e administrativos, além da aquisição de equipamentos.

Próximo de encerrar o ano, a Unifesspa só pode utilizar 7% do total de recursos previstos para investimentos, o que representa R$ 600 mil. O valor é considerado baixo em relação ao crescimento e à quantidade de demandas da Instituição, que necessita concluir obras importantes, como o restaurante universitário, em Marabá, e o complexo de Saúde Animal, em Xinguara, por exemplo.

Com a aprovação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN 18), já haviam sido cortados do orçamento da Unifesspa, sem possibilidade de reversão, o montante equivalente a 63% dos R$ 9,5 milhões previstos para investimento em 2019.

Nessa perspectiva, a Administração Superior da universidade trabalha para sensibilizar e garantir a liberação do orçamento de capital, tendo em vista que a Unifesspa é uma universidade em expansão e que as obras em andamento são vêm sendo garantidas por meio de emendas parlamentares.

“Continuamos em permanente diálogo com as instâncias de governo, apresentando as necessidades de investimentos para continuidade do processo de expansão da Unifesspa. Esperamos a liberação do orçamento bloqueado e sua recomposição, de maneira compatível com o desenvolvimento que estamos alcançando”, ressaltou o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro.