Semana de Saúde do Servidor começa com campanha em apoio ao Outubro Rosa

• Publicado: Quinta, 17 de Outubro de 2019, 09h44
  • Última atualização em Sexta, 25 de Outubro de 2019, 11h25

Semana da Saúde 1A saúde dos servidores é prioridade para a administração superior da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. Na tarde desta quarta-feira (16), no Auditório da Unidade III foi realizada a solenidade de abertura da Semana de Saúde do Servidor da Unifesspa, mas o evento segue sendo realizado nas três unidades da instituição em Marabá.

A solenidade de abertura contou ainda com vacinações, realização de testes rápidos, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Houve uma palavra da reitora em exercício, Idelma Santiago, palestra sobre o câncer com o médico oncologista Leandro Almeida Assunção, e o relato de uma experiência no tratamento de câncer de mama da servidora da Unifesspa Laranna Catalão.

"Muitas vezes com tantos recursos tecnológicos tendemos ao isolamento e essa relação de contato é fundamental a nossa saúde. Parte do adoecimento hoje vem desse distanciamento. Nós devemos nos reconectar uns aos outros", disse a reitora em Exercício Idelma Santiago.

Freire promoveu uma dinâmica em que os participantes ao final puderam se abraçar e dizer um ao outro o quanto são importantes, estimulando a reciprocidade, a empatia e a amizade entre os servidores. Foi quando o servidor André encantou a plateia presente tocando em seu violino a canção "Eu amei te ver" de Tiago Iorc, enriquecendo o momento.Semana da Saúde 2

A palestra sobre o câncer, uma doença democrática - o médico oncologista Leandro Almeida Assunção disse que a doença é a quebra do controle de proliferação celular nos tecidos e que ela não escolhe sexo, idade, ou recurso econônico e social, atingindo a todos.

Trouxe dados importantes como estatísticas sobre a doença. Em 2012 houve 14,1 milhões de casos novos de câncer, com 8,2 milhões de óbitos - com discreto predomínio do sexo masculino, numa incidência de 53% com mortalidade de 57%. O câncer é prevalente no pulmão (1,8 milhão), mama (1,7 milhão), intestino (1,4 milhão) e próstata (1,1 milhão).

Já em 2018/2019 a estimativa é de 600 mil novos casos da doença no Brasil, sendo o de pele não melanoma com 170 mil novos casos. Ele disse ainda que há alta incidência de do câncer de útero, gástrico e esôfago. Ele destacou que os fatores de risco para o câncer são a idade, obesidade, alimentação, higiene e tabagismo.

Dr. Leandro disse também que para prevenir o câncer é importante ter uma alimentação saudável (use e abuse de alimentos de origem vegetal), ingerir bastante água, não fumar, praticar atividades físicas, evitar ou limitar a ingestão de bebidas alcoólicas, entre outros cuidados.

Semana da Saúde 3O relato de experiência da servidora da Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis Laranna Catalão também abrilhantou o evento e a campanha do Outubro Rosa da Unifesspa. Ela contou muito emocionada como enfrentou a doença e venceu o câncer de mama. Relatou em detalhes como foi esse período da sua vida e como atravessou um "turbilhão" de acontecimentos com o apoio de uma rede de apoio que engloba família, amigos e os profissionais de saúde que de maneira muito competente conduziram o seu caso.

O pró-reitor de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal Marcel Miranda avaliou como de excelência a Semana de Saúde do Servidor. “Nossos eventos têm crescido e tomado a devida importância. É o momento que paramos para refletir sobre como cuidar de nossa saúde, do nosso bem-estar. Todos estão de parabéns pela organização deste trabalho”. O evento contou com a presença dos servidores da Unifesspa, além de alunos de diversos cursos da instituição.Semana da Saúde 5

Outubro Rosa -  "Força da Mulher Unifesspa"

A assessora de Comunicação da Unifesspa, Laena Antunes, apresentou a Campanha "Força da Mulher Unifesspa", em apoio ao Outubro Rosa, lançada pela Unifesspa. O projeto audiovisual mostrou a força das mulheres na prevenção e combate ao câncer de mama. Numa ação espontânea, com momentos de descontração, aprendizado e empoderamneto, as servidores puderam socializar seus medos, anseios, e, principalmente suas experiências.

"A campanha teve uma grande adesão das nossas mulheres que decidiram se unir pra mostrar, cada uma, a sua força. Elas vestiram a camisa para falar de autocuidado, amor e proteção", ressaltou a assessora, que agradeceu o engajamento das mulheres e da equipe de comunicação da Unifesspa.

Saúde LaenaTodos os presentes puderam assistir ao vídeo da Campanha "Força da Mulher Unifesspa" e, em seguida, a chefe da Divisão de Saúde e Qualidade de Vida da Unifesspa, Sheila Freire, falou sobre a importância de os servidores dedicarem um tempo para cuidar da saúde. Ela aproveitou para agradecer a presença de todos e destacou que ter saúde é ter qualidade de vida.

Confira a programação:

17 de outubro – Unidade I

Manhã

De 9h às 12h - Vacinação, Testes Rápidos, Aferição de Pressão Arterial e Teste de Glicemia;

Local: Salas 09, 15 e 16

Local: Auditório Unidade I

9h - Palestra: Saúde Vocal

Fonoaudiólogo Leandro Azevedo;

18 de outubro – Unidade II

Manhã

Local: Miniauditório da Geologia

Local:  A definir

9h às 12h - Orientações Nutricionais;

Nutricionista: Bianca da Conceição

Aula Prática de Yoga

Yoga para aliviar os efeitos da Ansiedade

Sala: 31 do Bloco 5