Unifesspa vai inaugurar infraestrutura computacional em três campi fora de sede

• Publicado: Terça, 15 de Outubro de 2019, 16h42
  • Última atualização em Quinta, 17 de Outubro de 2019, 12h06

DSC 0104

A Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) realiza, nos dias 18, 19 e 21 de outubro, solenidades de inauguração da infraestrutura computacional nos campi de Rondon do Pará, São Félix do Xingu e Santana do Araguaia e entrega dos equipamentos do laboratório tecnológico no campus Santana do Araguaia.

A modernização da infraestrutura computacional e de comunicação na Unifesspa se deu graças a aquisição de novos equipamentos e soluções de Tecnologia da Informação (TI), visando a modernização da estrutura de Data Center nos campi fora da sede.

Um Data Center é ambiente projetado para concentrar equipamentos de processamento e armazenamento de dados, em larga escala. A compra desses equipamentos foi viabilizada com recursos de emenda parlamentar da então deputada federal Júlia Marinho, que destinou R$ 654 mil para a Unifesspa.

Entre os benefícios e melhorias alcançados com essa nova estrutura computacional estão: a implementação de novos serviços de TI, como o sistema de armazenamento de arquivos que possibilitou a implementação do processo eletrônico na Unifesspa; uniformidade nos serviços, garantindo maior integração com campi fora de sede; redução com gasto de energia elétrica, pois os equipamentos tem tecnologia para otimizar o consumo; além de mais agilidade no acesso aos sistemas SIG (SIGAA, SIGRH, SIPAC, entre outros).

Ainda de acordo com o diretor do Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da Unifesspa, Vitor Castro, a ação está alinhada com o projeto de transformação digital do Governo Federal. “Estamos conseguindo melhorar os serviços institucionais oferecidos pela Unifesspa, possibilitando maior celeridade e redução de gastos em nossos processos, o que impacta positivamente na experiência do usuário”.

As solenidades de inauguração contarão com a presença do senador Zequinha Marinho, coordenador da bancada parlamentar do Pará no Senado Federal, autoridades locais e regionais, representantes da Administração Superior da Unifesspa, comunidade universitária e sociedade civil.

Confira os horários e locais da agenda de inaugurações:

Rondon do Pará

18/10 (sexta-feira), às 17h: Solenidade de inauguração da infraestrutura computacional da Unifesspa no Campus de Rondon do Pará.

Local: Auditório do Campus Universitário da Unifesspa em Rondon do Pará

São Félix do Xingu

19/10 (sábado), às 17h: Solenidade de inauguração da infraestrutura computacional da Unifesspa no Campus de São Félix do Xingu.

Local: Câmara de Vereadores de São Félix do Xingu (próximo ao Campus Universitário da Unifesspa).

Santana do Araguaia

21/10 (segunda-feira), às 9h: Solenidade de entrega dos equipamentos do laboratório tecnológico multidisciplinar e de inauguração da infraestrutura computacional da Unifesspa no Campus de Santana do Araguaia.

Local: Campus Universitário da Unifesspa de Santana do Araguaia