Unifesspa forma primeira turma do curso de Ciências Econômicas

• Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 10h28
  • Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 10h49

DSC 0269Foi realizada, na última quinta-feira (10), a cerimônia de colação de grau da primeira turma do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará. A solenidade foi realizada no auditório da Unidade III, em Marabá, e reuniu professores, estudantes e familiares, que acompanharam o encerramento desse ciclo acadêmico dos 11 formandos.

Natural de Abel Figueiredo, o formando Emílio Campos não escondia o nervosismo e alegria com o momento da colação. “O sentimento é de felicidade. A Unifesspa me possibilitou ter acesso à monitorias, bolsas e projetos. No Lainc, pude ter contato com a pesquisa e extensão. Hoje deixo de ser estudante da graduação, mas sigo na Instituição como estudante de Mestrado”.

O diretor da Faculdade de Ciências Econômicas (Face), professor Jarbas Carneiro, falou do sentimento de formar os primeiros estudantes do curso. “Estamos muito satisfeitos com esse resultado e como nossos alunos estão se formando. Temos alguns deles em programas de mestrado e outros já estão trabalhando”, disse.

Para o professor, o curso que tem conceito 4 (de um máximo de 5) tem contribuído em várias frentes para o desenvolvimento social e econômico da região. “Marabá ainda é considerada uma região de fronteira, de expansão agrícola e mineral. Nós temos dado muitas contribuições para entender essas dinâmicas. O Laboratório de Inflação e Custo de Vida (LAINC) e a implantação e um Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Urbano na Amazônia (PPGPAM), são exemplos disso”, explica o professor.DSC 0074

Participaram da cerimônia, a vice-reitora da Unifesspa, profa. Idelma Santiago; o diretor do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR), prof. Giliad de Souza; o coordenador do curso de Ciências Econômicas, prof. Jarbas Carneiro; o prof. Daniel Nogueira, como paraninfo da turma; o prof.  José Otávio Magno, como Patrono da turma; e o prof. José Stênio Gonzaga, como professor homenageado.

O curso

O curso de graduação em Ciências Econômicas, na Unifesspa, foi implantado em 2014. É ofertado em Marabá, cidade que possui grande dinamismo econômico, social, demográfico e político, sendo o único do gênero no sul e sudeste do Pará.

O curso apresenta ampla conformação para formar profissionais com a qualificação exigida para o fortalecimento da promoção do desenvolvimento regional, visando elevar a retenção local dos benefícios gerados pelos grandes investimentos feitos na região do Carajás.

Entre as atividades importantes desenvolvidas pela Faculdade de Ciências Econômicas (Face) da Unifesspa em parceria com a Fundação Amazônica de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) divulgam, por meio do Laboratório de Inflação e Custo de Vida de Marabá (LAINC/MBA) o índice de Preços ao Consumidor, das famílias com rendimentos entre 1 a 5 salários mínimos da cidade de Marabá.