Acadêmicos do IEA participam de Congresso Nacional de Matemática Aplicada

• Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 21h28
  • Última atualização em Quinta, 03 de Outubro de 2019, 21h30
  • Acessos: 2017

Congresso 1O XXXIX Congresso Nacional de Matemática Aplicada e Computacional (CNMAC) foi realizado no período de 16 a 20 de setembro de 2019, no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O evento contou com pesquisadores do país inteiro, além de pesquisadores e representantes de comitês científicos da America Latina e Europa.

Entre os participantes, estavam os acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática Ruan Lion e Débora Lima, representando o Campus de Santana do Araguaia, juntamente com os professores Manolo Rodriguez Heredia e Cecília Orellana Castro. Na oportunidade, os acadêmicos apresentaram 04 trabalhos em nível de Iniciação Científica. Os estudantes são os primeiros do IEA a participar de um evento de Matemática Aplicada.

“É a primeira vez que participo de um evento de matemática aplicada e, isso, me proporcionou novas experiências e enriqueceu meus conhecimentos na área que desejo seguir. Outro ponto positivo foi o contato com outros discentes e professores que compartilharam seus conhecimentos decorrentes da experiência profissional deles para nós acadêmicos de matemática”, disse a aluna Débora Lima.

Os trabalhos apresentados foram na área de Métodos Numéricos. Ruan apresentou “Parametrização do mapa de Santana do Araguaia – PA usando a Curva de Bézier” sob orientação do Prof. Dr. Manolo Rodriguez Heredia, enquanto Débora apresentou “A transformada discreta do Cosseno para a compressão de imagens JPEG: uma aplicação das bases ortogonais no espaço vetorial M_8x8{R}” sob a orientação da Profª. Drª. Cecília Orellana Castro.

Congresso 2Além desses, outros dois foram apresentados na área de Ensino de Matemática Aplicada “Jogo 'Dados da Tabela-Verdade’ para o Ensino de Lógica Matemática” do aluno Ruan Lion e “A Dança dos Pêndulos: uma importante ferramenta no ensino e aprendizagem das disciplinas de Física nos cursos de Licenciatura em Matemática” da aluna Débora Lima; ambos orientados pela Profª. Drª. Eliane Pereira.

O aluno Ruan Lion disse que esta foi uma oportunidade incrível e que já está ansioso pelo próximo CNMAC que será no Mato Grosso do Sul em 2020. Os acadêmicos participaram ainda do I Encontro de Professores com a Matemática Aplicada e Computacional (Atividade Satélite do CNMAC).

“Voltei cheio de ideias! Muitos planos para estes últimos meses de Pibid e foi bom ver um pouco mais sobre a Matemática Aplicada e como ela pode ser trabalhada já na educação básica. Com certeza, será uma experiência que proporcionará outras”, disse Ruan Lion.

A professora Dra. Cecília Orellana e o Prof. Dr. Manolo Rodriguez destacaram que esperam ver outros alunos pesquisando nessa área, para que o conhecimento da matemática seja ampliado, dando mais visibilidade aos estudos desenvolvidos no curso no próprio Instituto. "Além disso, o CNMAC foi palco para conhecer outros colegas da Unifesspa do Campus de Marabá que também estavam participando do evento e apresentando resultados de suas pesquisas. Assim, foi possível ver a pesquisa sendo desenvolvida na matemática aplicada dentro do contexto de diversidade e do ideal multicampi da Unifesspa", disse Cecília Orellana.

Congresso 3