Nota 4 no MEC: Saiba como a Unifesspa foi avaliada em cada um dos eixos

• Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2019, 14h38
  • Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2019, 11h27

Em sua primeira avaliação de recredenciamento institucional, a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) conquistou nota 4, de um máximo 5, confirmando a excelência da ações e atividades ofertadas pela Instituição, que possui apenas seis anos de existência.

A Universidade recebeu conceito igual ou superior a 4 em quatro das cinco dimensões avaliadas. Na dimensão de “Desenvolvimento Institucional”, por exemplo, a Unifesspa atingiu nota máxima (5) em todos dos eixos avaliados (PDI, missão, objetivos, metas, valores institucionais, entre outros).

No relatório, os avaliadores do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), destacaram que na maioria dos eixos (subdivisões das dimensões) avaliados a Unifesspa apresenta um perfil “muito bom” de qualidade.

Entre os principais apontamentos feitos pelos avaliadores do MEC, para cada eixo avaliado, estão:

PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL: Os avaliadores ressaltam que o relato institucional demonstra a implementação de ações efetivas. As diversas reuniões com a comunidade acadêmica, trouxeram evidências de que os resultados são apropriados por todos os segmentos da comunidade. Os avaliadores apontam que o processo de autoavaliação institucional atende às necessidades institucionais, com evidência de que toda a comunidade acadêmica está sensibilizada e se apropria dos resultados.

DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL: A valorização das comunidades e etnias locais destaca-se como um ponto importante nas políticas de ações afirmativas de defesa e promoção dos direitos humanos e da igualdade étnico-racial, bem como para o desenvolvimento econômico e a responsabilidade social

POLÍTICAS ACADÊMICAS: Segundo o documento, as políticas de ensino para graduação e pós-graduação da universidade estão institucionalizadas; existe estímulo para participação em eventos locais e nacionais através de editais específicos; a política de pós-graduação lato sensu possui regulamento própria e os cursos estão centrados em temáticas regionais. Também foi ressaltado que a Política de Atendimento aos Discentes engloba apoio psicopedagógico e atendimento assistencial.

POLÍTICAS DE GESTÃO: Nesse item, foi evidenciado que a Unifesspa possui elevado índice de docentes com mestrado e doutorado (99,5%), que há uma política de capacitação docente estabelecida, com processos bem definidos, e que a capacitação dos técnicos administrativos segue um plano de capacitação anual, de acordo com recursos previstos no orçamento.

INFRAESTRUTURA: Os avaliadores destacaram, entre outros pontos, que as instalações administrativas atendem às necessidades institucionais, que as salas de aulas possuem espaços adequados e que os laboratórios atendem às necessidades de ensino e pesquisa, com normas consolidadas de manutenção.